17 de Abril de 2021 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure comemorou os 893 anos da doação do seu castelo aos Templários

20 de Março 2021

Soure assinalou os 893 anos da doação do seu Castelo, por D. Teresa, aos Templários, numa comemoração simbólica realizada ontem e promovida pela Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém (OPCTJ), Câmara e Comenda Templária de Soure.

No hastear da bandeira do Município e da Ordem Templária, no Castelo de Soure, estiveram presentes elementos simbolicamente vestidos à época, o presidente da Câmara Municipal de Soure, Mário Jorge Nunes, o Grande Comendador da OPCTJ, Nascimento Costa e o Comendador da Comenda de Soure, Ângelo Penacho.

Recorde-se que em 19 de Março de 1128, D. Teresa entregou o castelo de Soure à Ordem dos Templários.

A localização do castelo, numa zona meridional do Condado Portucalense, foi estratégica no apoio à reconquista cristã. D. Teresa terá doado aos Templários todas as terras que estiveram sobre o domínio muçulmano desde Coimbra até Leiria. Um ano depois (a 13 de Março de 1129), D. Afonso Henriques confirmou essa doação e afirma-se no texto de doação como Irmão da Ordem: “(…) esta doação faço, não por mando, ou persuasão de alguém, (…) e porque em a vossa Irmandade sou Irmão (…). Eu o Infante D. Afonso com a minha própria mão roboro esta carta”.

Para o presidente da Câmara, Mário Jorge Nunes, “os sourenses devem conhecer e sentir orgulho no importante passado desta vila. Sete séculos como Terras da Ordem, primeiro dos Templários depois de Cristo. Estes nossos antepassados contribuíram para a formação do nosso país e deixaram-nos muito do que somos e do que possuímos”.

Em 2016, decorreu o primeiro grande evento sobre o tema e nos últimos anos Soure tem comemorado esta data histórica.

A câmara sourense, que já integra a Associação de Turismo Militar Português, “está a preparar candidaturas que potenciam Soure como destino turístico para os apreciadores do tema templário”, refere a autarquia.

A iniciativa realizada ontem decorreu com um número limitado de participantes e no cumprimento das normas de seguranças prevista para o actual estado pandémico.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com