17 de Abril de 2021 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Reprogramação de fundos comunitários permite reforçar rede de saneamento básico

27 de Março 2021

A reprogramação física, financeira e temporal agora aprovada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) permitirá, de imediato, ao Município de Pombal garantir a drenagem das águas residuais de 363 novas habitações com ligação à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Louriçal, anunciou a autarquia.

Em causa está a reprogramação da operação relativa à rede de drenagem dos lugares de Outeiro do Louriçal e Foitos, que permitiu elevar o financiamento inicialmente aprovada de 1.012.671 euros para 2.046.210 euros, associado a um investimento total de 5.000.677 euros.

Associada nesta reprogramação, a operação passou a abranger também na construção do emissário Carnide – Ilha – Louriçal e a estação elevatória de S. João das Tábuas, em alternativa ao redimensionamento da estação elevatória de Casais Loureiros.

De acordo com a Câmara, esta solução resulta da deslocalização da estação elevatória de Casais Loureiros e permitirá, a partir de um único ponto, elevar a totalidade das águas residuais de um subsistema muito mais abrangente, o emissário Carnide – Ilha – Louriçal conjuntamente com as provenientes do subsistema de Carriço, ao qual as redes dos lugares de Foitos e Outeiro do Louriçal, também afluem.

A reprogramação financeira inclui a substituição de duas pequenas estações elevatórias para elevação dos efluentes de Outeiro do Louriçal e Foitos por um sub-emissário gravítico, que alternativamente à solução inicialmente prevista não implicará consumo energético inerente ao respectivo funcionamento.

“Da integração das alterações referidas, a operação permitirá, de imediato, garantir a drenagem das águas residuais de cerca de 2167 habitações e num futuro próximo, viabilizará também o encaminhamento dos efluentes de mais cerca de 2.530 novas ligações, de obras novas em processo de contratação, as quais ficarão imediatamente ligadas e com tratamento assegurado na ETAR do Louriçal”, refere a edilidade.

Na mesma candidatura e para além da referida operação, o Município de Pombal candidatou ao POSEUR, e já com aprovação, mais duas operações na área do saneamento de águas residuais, cujo montante global de comparticipação do Fundo de Coesão maximizou o montante de financiamento, num total de três milhões de euros.

A operação da rede de saneamento dos lugares de Casal Velho, Roussa, Crespos, Cavadinha e Pinheirinho, com um custo total de 1.363.239 euros obteve um apoio total de fundos comunitários de 833.318 euros.

Já a rede de drenagem dos lugares de Outeiro da Cruz, Moutinhas, Remessa e Barrigueira, apresentou um custo total de 215.662 euros, com um apoio total aprovado de 120.451 euros.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com