13 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: GNR resgata do rio Arunca tartaruga de faces rosadas

15 de Março 2021

Uma tartaruga de faces rosadas, Trachemys scripta elegans, foi resgatada, ontem, no concelho de Pombal, pelo Núcleo de Protecção do Ambiente (NPA), informou hoje o Comando Territorial de Leiria.

De acordo com a GNR, na sequência de um alerta por parte do grupo “Amigos do Arunca”, integrado no Grupo de Protecção da Sicó (GPS), a dar conta que se encontrava o espécime no rio Arunca, nas imediações da cidade de Pombal, os elementos do NPA procederam à recolha da tartaruga de faces rosadas, tendo sido entregue no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) do Centro, na Mata do Choupal de Coimbra.

A GNR recorda que, por lei, ninguém pode manter, criar ou comercializar um exemplar desta espécie. Tratando-se de uma espécie invasora com poucos predadores naturais em Portugal, a tartaruga de faces rosadas reproduz-se muito facilmente em estado selvagem, podendo tornar-se um factor de ameaça para a sobrevivência das tartarugas autóctones, uma vez que estão a competir pelo mesmo alimento, e porque podem alterar a genética das restantes espécies.

“A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a protecção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infracções ou esclarecimento de dúvidas”, refere em comunicado.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM