13 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Delegada Regional de Educação destaca ‘espírito pró-activo’ do Município

18 de Março 2021

A Delegada Regional de Educação do Centro destacou o “espírito pró-activo do Município de Pombal” que tem permitido que o concelho “apresente um conjunto de edifícios muitíssimos bons e de qualidade”.

Cristina Oliveira visitou esta quinta-feira, 18 de Março, a convite do Presidente da Câmara Municipal, as obras de substituição das coberturas em fibrocimento na Escola Gualdim Pais.

Trata-se de uma intervenção no valor de 155 mil euros, financiada integralmente por fundos comunitários, no âmbito de uma parceria entre o Município e o Ministério da Educação, que permite remover 3.200 m2 de material com amianto.

Para a representante da Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) na região Centro, é mais um dos exemplos do “esforço muito grande” por parte do Município de Pombal ao assumir-se como “dona de uma obra, em património do Estado”, dentro das “contrapartidas financeiras magras, mas disponíveis, tendo apenas como exigência a qualidade do investimento”.

Cristina Oliveira referiu que o Ministério da Educação “tem procurado ser um parceiro do Município” indo ao encontro das expectativas locais.

“Temos tido da parte do município toda a colaboração, não só em projectos de natureza mais pedagógica, como também noutro tipo de projectos de requalificação, parcial ou total, pequenas ou grandes obras”, frisou.

O Presidente da Câmara enalteceu a importância da realização daquela intervenção, há muito reclamada por toda a comunidade escolar, garantindo que se trata de uma empreitada executada com todas as condições de segurança.

“Não há trabalhos de remoção de amianto com a presença de alunos no recinto da escola”, afirmou, adiantando que nessas ocasiões são executados outros trabalhos, como a colocação das telas de impermeabilização e as novas coberturas, conforme previstas no caderno de encargos.

Diogo Mateus, adiantou que o Município está a avançar com a elaboração dos projectos de requalificação das escolas Gualdim Pais e Marquês de Pombal, resultado da “colaboração muito positiva com a DGEstE e numa articulação com as direcções dos dois Agrupamentos de Escolas”.

A intenção é que quando o Município assumir a tutela do domínio físico das escolas, no âmbito da transferência de competências do Governo, tenha uma “noção exacta daquilo que possam ser as necessidades de intervenção e os montantes de investimento, para indo conhecendo, também, os meios financeiros que possam estar à disposição”, diz, realçando: “estamos na linha da frente para concorrermos aos fundos comunitários se os houver”.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM