O Município de Leiria anunciou a atribuição de um apoio superior a 500 mil euros às associações culturais e 280 mil euros às três corporações de bombeiros do concelho.
Entre associações e eventos são quase 90 as alíneas que compõem a listagem dos apoios a conceder ao sector cultural do concelho, no âmbito do Regulamento PRO Leiria, num total de mais de 523 mil euros, adianta uma nota de imprensa.
A verba atribuída resulta da avaliação dos 20 critérios de selecção das candidaturas apresentadas, “como a qualidade, criatividade e interesse do projecto ou actividade, a investigação e capacidade de inovação, o interesse cultural e a qualidade artística e técnica ou ainda a valorização do património cultural do concelho, entre outros”, acrescenta a autarquia.
A maior fatia do apoio destina-se aos eventos de “relevância turística na mobilização e afluência de público”, que terão contemplados uma verba de quase 160 mil euros para 32 iniciativas. Dezanove filarmónicas vão receber 121 mil euros.
Aos 11 conservatórios de música são atribuídos quase 82 mil euros, enquanto 15 grupos de teatro irão beneficiar de um auxílio que se aproxima dos 64 mil euros, lê-se na mesma nota.
O Município de Leiria informou ainda que foi direccionado um montante superior a 56 mil euros para 19 ranchos folclóricos e, na categoria dos museus, a Fundação Mário Soares e a Liga dos Amigos do Museu Escolar dos Marrazes irão receber um apoio de 39.600 euros.
“O Município pretende, assim, contribuir para a continuidade e desenvolvimento das iniciativas e associações culturais do concelho, que se viram comprometidas pelas medidas impostas pelo combate à pandemia da covid-19”, refere o comunicado.
Noutra nota de imprensa, a Câmara de Leiria informa que também foi aprovado um apoio de 280 mil euros às três associações humanitárias de bombeiros voluntários (AHBV) do concelho.
A AHBV de Leiria recebe a maior fatia (140 mil euros) para apoiar a aquisição de viatura pesada de combate a incêndios, enquanto Maceira e Ortigosa são contempladas com 70 mil euros cada, para melhoramento das infra-estruturas dos respectivos quartéis.
É intenção do Município replicar estes apoios em 2022 e 2023, assegurando que, “num sistema de rotatividade entre si, sejam igualmente apoiadas, nos mesmos moldes deste ano”.
“Ou seja, Maceira receberá os 140 mil euros em 2022 e Ortigosa no ano seguinte, para reforço do parque automóvel, enquanto às restantes associações será atribuído o montante para requalificação das respectivas infra-estruturas”, especifica.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM