23 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Covid-19: Município de Coimbra testa trabalhadores dos Transportes Urbanos

31 de Março 2021

A Câmara Municipal de Coimbra vai testar os trabalhadores dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos “com maior exposição ao risco de contágio” por covid-19, foi anunciado.

A autarquia presidida por Manuel Machado refere, em comunicado enviado à agência Lusa, que vai avançar com um plano de testagem aos trabalhadores dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), através de testes rápidos de antigénio à covid-19, realizados pela Cruz Vermelha Portuguesa.

Segundo a nota, o objectivo é “detectar eventuais cadeias de contágio junto dos trabalhadores com maior risco de exposição, isto é, agentes únicos (motoristas), bilheteiros e fiscais”.

A medida de saúde pública do município de Coimbra “visa detectar e interromper precocemente eventuais cadeias de contágio, agora que está previsto no plano de desconfinamento do Governo que as actividades escolares presenciais, do pré-escolar ao 3.º Ciclo [do Ensino Básico], retomem a partir de 5 de Abril”.

A fonte refere que a metodologia de testagem passa por uma selecção aleatória entre os cerca de 330 trabalhadores dos SMTUC, “dos quais se excluem os que tenham tido resultado positivo à covid-19 recentemente e os que, à data, já tenham sido vacinados”.

“A selecção será de 30 trabalhadores por semana, considerando 15 testes efectivos e 15 trabalhadores suplentes”, acrescenta.

O comunicado adianta que a marcação será efectuada com 72 horas de antecedência e a realização dos testes será no horário previamente definido com a Cruz Vermelha Portuguesa, “sempre sem comprometer o normal funcionamento dos serviços”.

“O resultado do teste será enviado para o trabalhador, que deverá depois informar o seu superior hierárquico”, lê-se.

O processo de testagem é “inteiramente voluntário”, mas a autarquia de Coimbra “apela à colaboração de todos os trabalhadores, de modo a que seja possível cumprir da melhor forma o objectivo de disseminação do vírus SARS-CoV-2 nos SMTUC, que prestam serviços imprescindíveis à população”.

A Câmara Municipal de Coimbra lembra que já adoptou esta medida para outros serviços classificados como imprescindíveis e que estão mais expostos ao risco de contágio, designadamente os Bombeiros Sapadores (com testagem antes da entrada de cada turno ao serviço), os agentes de Polícia Municipal e os técnicos superiores responsáveis pela monitorização do serviço de refeições nos estabelecimentos escolares.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.792.586 mortos no mundo, resultantes de mais de 127 milhões de casos de infecção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.845 pessoas dos 821.104 casos de infecção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direcção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM