17 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: Pavilhão da ‘Escola Amarela’ considerado “essencial” para vacinação Covid-19

25 de Março 2021

A Câmara Municipal de Condeixa esclareceu, hoje, que o Pavilhão Teresa Vendeiro, da Escola Básica n.º 2 (‘Escola Amarela’), foi considerado “essencial” para cumprir as próximas fases de vacinação, com o objectivo de assegurar uma cobertura vacinal de 70% até antes do Verão. A posição da autarquia surge após críticas surgidas nos últimos dias à instalação do centro de vacinação contra a covid-19 naquele espaço.

Segundo a Câmara, o Centro Municipal de Vacinação de Condeixa vai permanecer instalado naquele pavilhão, na sequência de um parecer do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Mondego, o que implicará “uma reorganização da prática lectiva, com o total acordo e colaboração da Direcção Geral de Estabelecimentos Escolares (DGESTE) – Delegação Regional de Educação do Centro”.

“Somos, naturalmente, sensíveis às questões levantadas pela comunidade escolar, que ficará privada do pavilhão para as aulas práticas de Educação Física, mas esperamos que compreendam o momento de emergência de vivemos, em que a saúde pública e a protecção da vida humana devem, inequivocamente, prevalecer”, apela o presidente da edilidade, Nuno Moita.

O autarca acrescenta que a Câmara de Condeixa está, desde a primeira hora, “disponível para colaborar em tudo o que lhe for possível concretizar para minimizar os constrangimentos daquela utilização, da mesma forma que tem garantidos todos os procedimentos de segurança dos alunos quando recomeçarem as aulas naquele estabelecimento de ensino”.

Ao mesmo tempo, Nuno Moita condena veemente “qualquer forma de aproveitamento político desta circunstância para atingir a governação desta Câmara que, de forma responsável, tem tomado todas as medidas que considera mais eficazes no combate à pandemia, para que, tão rápido quanto possível, possamos retomar a normalidade, nomeadamente restituindo aos alunos as melhores condições de ensino e de aprendizagem”.

A Câmara Municipal de Condeixa informa que “disponibilizou vários espaços para a realização da vacinação nas próximas fases, em que se espera uma aceleração do programa nos próximos meses, mas apenas o Pavilhão Teresa Vendeiro cumpre integralmente as normas definidas pela task force responsável pelo plano nacional de vacinação contra a covid-19”.

“É para mim claro e inequívoco que o actual espaço do Pavilhão Teresa Vendeiro é o que reúne as condições adequadas e essenciais para a resposta a este desafio em todas as suas dimensões: acesso, segurança, funcionalidade e conforto”, determinou José Luís Biscaia, director-executivo do ACES Baixo Mondego, refere uma nota da autarquia.

Aquele responsável agradeceu ainda a “colaboração, disponibilidade e empenho” da autarquia no processo de vacinação que, em Condeixa, tem decorrido “com grande tranquilidade e total satisfação da população já vacinada, bem como dos profissionais de saúde envolvidos”.

A DGESTE, por seu lado, através da Delegação Regional de Educação do Centro, manifestou “total compreensão” pela necessidade de ocupar o pavilhão da Escola Básica n.º2 com o centro de vacinação, ao abrigo dos diplomas legais que enquadram o estado de emergência, lembrando que será nesse local que será realizada a vacinação do pessoal docente e não docente. Ao mesmo tempo, aquela entidade apela à compreensão e colaboração de toda a comunidade escolar, salienta a mesma nota.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM