Um projecto da Universidade de Coimbra (UC) que visa reforçar a igualdade de género na investigação científica, que durará três anos, foi financiado em 240 mil euros, anunciou hoje a instituição.
O projecto “GendER@UC – Gender-Equal Research” é coordenado pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC e recebeu financiamento do programa Conciliação e Igualdade de Género, no âmbito do EEA Grants – Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu.
“A partir de uma perspectiva interseccional, o GendER@UC pretende promover a igualdade de género na investigação científica”, avança, em comunicado, a equipa multidisciplinar que o vai desenvolver.
Tal será feito “em termos de gestão do processo e carreira de investigação, removendo barreiras e incentivando a participação equilibrada de investigadoras e investigadores nas equipas, gestão de recursos e tomada de decisões, promovendo um conhecimento mais inclusivo, representativo e socialmente relevante”, explica.
Segundo a coordenadora do projecto e vice-reitora da UC com o pelouro da investigação, Cláudia Cavadas, ao permitir “promover e incentivar a integração da perspectiva de género nas equipas, nos processos e conteúdos de investigação científica” na instituição, o financiamento agora obtido “vai certamente aumentar a qualidade e utilidade dos resultados científicos finais e o seu impacto na sociedade”.
A UC refere que, ao longo dos três anos, uma equipa multidisciplinar “vai desenvolver diversas actividades para responder à complexidade das desigualdades de género na investigação”.
Entre essas actividades destaca “o mapeamento de políticas, procedimentos e práticas de igualdade de género em vigor nas unidades de investigação e desenvolvimento da UC”, com o objectivo de “identificar lacunas, estabelecer bases para melhorias e inovações e desenhar um plano de acção”.
A realização de acções de sensibilização para a necessidade de implementação de medidas de igualdade de género na prática da investigação, sessões sobre “Género e liderança para a excelência em investigação” e a elaboração de um manual para a comunicação inclusiva na investigação da UC são outras actividades previstas.
“O projecto prevê igualmente a promoção de acções de mentoria, alertando para desigualdades de género nas candidaturas de ‘alto risco, alto ganho’ e motivando candidaturas de investigadoras da UC através de um acompanhamento próximo, bem como a realização de um ‘bootcamp’ designado WomenResearchers@UC”, acrescenta.
O GendER@UC é realizado em parceria com a Universidade da Islândia e o Centro de Estudos Sociais. Conta também com a colaboração da Fundação para a Ciência e Tecnologia, da Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas e da cientista Jessica Cantlon (da Universidade Carnegie Mellon, nos EUA).
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM