23 de Janeiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Coimbra: Executivo da Câmara analisa atribuição de Capital Europeia da Economia Social

8 de Março 2021

A reunião da Câmara de Coimbra desta segunda-feira vai analisar a atribuição à cidade do título de Capital Europeia da Economia Social, no último trimestre de 2021, e a candidatura a fundos europeus para a extensão de Saúde de Taveiro.

Numa nota de imprensa enviada à Lusa, o município informa que Coimbra foi uma das cinco cidades portuguesas seleccionadas para receber o título de Capital Europeia da Economia Social em 2021.

A selecção realizada pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) decidiu que Coimbra vai receber, no último trimestre do ano, o Encontro Ibérico de Economia Social, centrado nos temas do desenvolvimento local, regional, transfronteiriço e da internacionalização.

Segundo a informação técnica dos serviços municipais, que vai ser analisada na reunião do executivo esta segunda-feira, este é o reconhecimento de que o município é um dos que “maior número de entidades de Economia Social” tem, além de disponibilizar “formação académica de excelência na área”, de desenvolver “vários projectos e iniciativas de empreendedorismo e inovação social” e de possuir “uma rede social com cerca de 300 entidades com um trabalho relevante no apoio, não só às famílias em situação de vulnerabilidade social, mas também às organizações da Economia Social”.

Na reunião desta segunda-feira, o município de Coimbra vai também apresentar uma proposta para submeter a fundos europeus a requalificação da Casa da Criança para a instalação da extensão de Saúde de Taveiro, que vai servir seis mil utentes, refere a mesma nota.

O objectivo é integrar este projecto no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PACTO) da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, com um investimento total estimado de 752.538 euros, a que corresponderá a compartição de 639.658,30 euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O executivo da Câmara Municipal vai ainda analisar e votar uma proposta de atribuição de um apoio financeiro pontual de 11 mil euros à Ecos do Passado – Associação, para a realização do IX Ciclo de Requiem – Coimbra 2021.

O IX Ciclo de Requiem de Coimbra é um evento organizado pelo Coro Sinfónico Inês de Castro, que engloba cinco concertos, para coro, orquestra, solistas e um recital de canto e piano, a decorrer em diferentes espaços da cidade.

Esta edição assume ainda um carácter internacional, por integrar o concerto de estreia da obra “Requiem por um (Mundo) vivo”, do espanhol José Pablo Serrano, que será lançado em Coimbra e contará com a presença do seu autor.

Este é um concerto que trabalha um tema transversal a todos, por ser em memória dos que morreram devido à covid-19 e de homenagem a todos os que sobreviveram a esta pandemia, refere o comunicado.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM