A Região de Coimbra vai promover uma reunião de concertação com as restantes comunidades intermunicipais (CIM) do Centro, para ser criada uma posição conjunta de defesa de um aeroporto no território junto do Governo, foi anunciado.
“A CIM Região de Coimbra vai promover uma reunião de concertação com as comunidades intermunicipais do Centro, com o objectivo de ter uma posição sólida junto do Governo”, afirmou hoje aquela entidade.
Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, os autarcas defendem que a região Centro “tem condições para ter um aeroporto e quer ser parte da solução da localização desta infraestrutura necessária, quebrando, dessa forma, o centralismo em Portugal”.
Os autarcas participaram numa reunião extraordinária do conselho intermunicipal, onde voltaram a reivindicar um aeroporto na região.
“Além de ser uma prioridade é, sobretudo, uma questão de justiça e premência”, defendeu a CIM.
Há muitos anos que a região de Leiria, nomeadamente o município (PS), tem vindo a defender a abertura da base aérea de Monte Real à aviação civil.
Por outro lado, em 2017, Manuel Machado, enquanto recandidato à Câmara de Coimbra pelo PS, defendeu a construção de um aeroporto internacional naquela cidade, porque a hipótese de Monte Real continuava a ser adiada.
Em Setembro de 2020, o presidente da CIM de Coimbra, José Carlos Alexandrino, frisou que não havia qualquer divergência entre as duas comunidades intermunicipais.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM