Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) vão servir mais 20 mil pessoas do concelho a partir de Abril com a criação de cinco novas linhas, anunciou o município de Coimbra.
A autarquia salienta, em comunicado, que o serviço público de transportes vai ser estendido às freguesias de Brasfemes, Souselas e Botão e reforçado nas freguesias de Eiras, São Paulo de Frades, Trouxemil e Torre de Vilela.
“Este novo prolongamento só é possível devido à estratégia de valorização dos transportes públicos que a Câmara de Coimbra assumiu nos últimos anos”, lê-se na nota.
Para criar novas linhas, os SMTUC admitiram 21 novos motoristas em Janeiro e aguardam novos autocarros 100% eléctricos, num esforço de renovação da frota e redução do impacto negativo das emissões de gases com efeitos de estufa.
Segundo o comunicado, nos últimos sete anos o município de Coimbra reforçou a frota com 79 viaturas, entre elas 49 autocarros (10 eléctricos), 23 mini-autocarros (11 eléctricos e dois híbridos), duas carrinhas de transporte especial e cinco viaturas de apoio, num investimento superior a 12 milhões de euros.
“Em curso, está ainda a aquisição de cinco novos autocarros 100% eléctricos ‘standard’, e respectivos carregadores, (…) por 2,4 milhões de euros, pois o objectivo da autarquia é, também, continuar a renovar a frota com veículos com melhor desempenho ambiental”, adianta a nota.
Os SMTUC são suportados pelos cofres do município de Coimbra, representando um investimento anual superior a nove milhões de euros.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM