O plano elaborado pela Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) constitui-se como “um documento estratégico e orientador da actuação dos agentes públicos e privados do sector para incrementar a atractividade do concelho enquanto destino turístico”.
O Plano de Desenvolvimento Turístico de Pombal, que se encontra em consulta pública, apresenta como uma das suas conclusões que “Pombal deverá posicionar-se como um destino de excelência, alicerçado na natureza, história, cultura e tradição, capaz de potenciar uma oferta dinâmica e diferenciadora, adaptada a públicos que privilegiam a sustentabilidade, a autenticidade e a qualidade da experiência turística”.
Iniciado em finais de 2019, o trabalho realizado distribuiu-se por diversas fases, incluindo a realização de workshops temáticos envolvendo os vários actores locais, públicos e privados, como autarcas, operadores turísticos, associações, instituições, entre outros.
O documento considera como produtos turísticos prioritários aqueles que correspondem aos produtos centrais da oferta turística de Pombal, baseados nos seus recursos culturais e naturais com elevado valor distintivo e de atracção e que dão resposta às principais motivações dos turistas/ visitantes e tendências do sector: História e património: castelo e núcleos tradicionais; Turismo desportivo e de competição: provas e estágios; Turismo activo e de natureza: experiências soft e hard; Turismo de mar: naturismo e sustentabilidade; Turismo religioso: Louriçal e Caminhos de Fátima; e Turismo científico: espeleologia, geomorfologia, arqueologia e paleontologia.
“Por forma a aumentar o reconhecimento e a notoriedade externa do concelho de Pombal, o Município pretende constituir e desenvolver uma marca forte e de valor, sendo relevante a definição da sua abordagem/ posicionamento no horizonte temporal do plano de desenvolvimento turístico. Deste modo, o concelho apresenta um conjunto de características singulares e identitárias que encerram o potencial de atracção de turistas e visitantes. É a partir deste conjunto que serão definidos os atributos de uma marca umbrella para o território, a marca “Pombal”, a conceber aquando da implementação do Plano”, refere o comunicado da Câmara Municipal.
De acordo com a estratégia de desenvolvimento turístico definida, a proposta de valor do turismo em Pombal representa a diversidade e a singularidade dos elementos culturais e naturais com forte potencial de atractividade turística e a sua capacidade de diferenciação face aos destinos concorrenciais.
Até 12 de Março, o Plano de Desenvolvimento Turístico encontra-se em consulta pública, estando a Câmara Municipal a convidar todos os Pombalenses a enviar as suas apreciações, sugestões e contributos de melhoria.
“O Executivo Municipal promove mais uma iniciativa de participação pública, permitindo a intervenção directa dos cidadãos nos procedimentos de tomada de decisão. Recorde-se que, até 28 de Fevereiro, está a decorrer a auscultação pública relativa aos projectos de ampliação do parque de lazer do Vale da Sobreira (Mata Mourisca) e de construção do parque verde do Louriçal”, refere ainda a autarquia.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM