A Câmara Municipal de Pombal, em articulação com a Junta de Freguesia do Louriçal, encontra-se a promover um processo de participação para acolher sugestões, contributos e ideias para o espaço destinado ao Parque Verde do Louriçal, que se pretende que seja “um espaço de acolhimento e de reunião, com uma forte componente de área verde, de lazer e recreio para usufruto da população residente e visitantes”.
Em causa está a intervenção numa área de aproximadamente 5500m2, atravessada pelo Aqueduto setecentista, mandado executar por intermédio da acção de D. João V como forma de reforçar o abastecimento de água ao Convento do Santíssimo Sacramento. Tratam-se de duas parcelas de terreno de propriedade municipal: uma com cerca de 1385m2 e outra com 4089m2.
O Presidente da Câmara Municipal de Pombal destaca “a importância do futuro parque verde, sobretudo para a ligação entre a Rua do Castelo (zona histórica da vila), o futuro Centro Cultural e o Centro Escolar, mas também como uma forma de proteger e usufruir da história, cultura e, principalmente, dos monumentos do Louriçal”.
Diogo Mateus convida todos aqueles que “gostam do Louriçal ou se interessam pelos monumentos” a enviar as suas sugestões, contributos e ideias, para que, ao conversarmos com os projectistas, pensarmos qual a melhor forma de enquadrarmos esta monumentalidade, esta função, esta ligação entre diversos equipamentos, para corresponder, da melhor forma possível, aos cidadãos, aos seus desejos e à própria filosofia de desenvolvimento que o Louriçal tem protagonizado”.
Também o Presidente da Junta de Freguesia, José Manuel Marques, considera o futuro espaço essencial para “dar mais visibilidade ao Aqueduto” e como ligação directa do centro histórico ao futuro Centro Cultural. “Com a participação de todos esperamos que possa nascer daqui uma grande obra de melhoria da qualidade de vida das populações”, frisa.
A auscultação pública decorre até 28 de Fevereiro, podendo os interessados fazê-lo através do envio de um formulário disponibilizado no portal do Município (www.cm-pombal.pt).
Até ao mesmo dia decorre, também, o processo de participação pública relativa ao projecto de ampliação do Parque de
Lazer do Vale da Sobreira, na Mata Mourisca.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM