A Câmara Municipal de Pombal está a auxiliar as instituições de solidariedade social do concelho na gestão de resíduos hospitalares, no âmbito do actual período crítico relacionado com pandemia Covid-19.
A iniciativa traduz-se em disponibilizar às Instituições, que o solicitem, contentores de uso único para depósito de resíduos Covid-19, que devem ter os mesmos tratamentos que resíduos hospitalares de grupo III.
O apoio logístico contempla, igualmente, a recolha dos resíduos e o seu encaminhamento ao destino final, a cargo de empresa certificada contratualizada para o efeito e cumprindo as instruções da Direcção-Geral da Saúde (DGS).
De acordo com a DGS, aquele tipo de resíduos são encaminhados para unidade licenciada para o tratamento de resíduos hospitalares por incineração, ou por pré-tratamento alternativo tal como autoclavagem, sem passar por armazenamento intermédio externo às unidades prestadoras de cuidados de saúde.
De entre outros, enquadram-se naquele grupo de resíduos, material de penso usado; todos os resíduos contaminados ou com vestígios de sangue; seringas; sistemas utilizados na administração de soros e medicamentos; e material de protecção individual.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM