A Frijobel, sediada em Penela, foi uma das empresas recentemente distinguidas com o Prémio PME Crescimento, iniciativa nacional do jornal Expresso e da Caixa Geral de Depósitos, em parceria com as consultoras Informa D&B e Deloitte, que reconhece as Pequenas e Médias Empresas de cada sector com maior crescimento sustentado de negócio.
Em 2020, um ano fortemente marcado pela pandemia de covid-19, a empresa do sector do pescado e ultracongelados foi a segunda maior a nível nacional na área da indústria.
“Este prémio significa o reconhecimento do trabalho de anos, é um factor extra de motivação para as nossas equipas e deixa uma boa perspectiva de futuro, que sabemos existe”, congratula-se Paulo Júlio, CEO da Frijobel, assinalando que a empresa “na última década duplicou o volume de negócios, registou um crescimento de dois dígitos e pretende continuar a crescer”.
O gestor admite que 2020, devido à crise epidemiológica, foi “um ano de retracção”, mas em que a Frijobel “manteve a sua estratégia de investimento, fizemos alguma reestruturação organizativa interna e diminuímos alguns custos fixos”. E manteve o foco na actividade de vendas para “voltarmos rapidamente aos crescimentos”.
“A Frijobel tem sido sempre uma empresa de referência regional e acabou nos últimos anos por tornar-se também uma referência nacional no seu sector, onde seremos hoje a segunda ou terceira empresa em volume de negócios”, regista Paulo Júlio, sublinhando haver “uma perspectiva muito clara, muito bem desenhada sobre aquilo que serão os próximos anos, que independentemente da covid-19 vão ser anos positivos e sempre a crescer”.
A empresa tem “ainda muito a crescer no mercado nacional”, sustenta o CEO da Frijobel, considerando que o novo centro logístico em Santa Iria de Azóia (Loures), pronto a entrar em funcionamento no final do próximo Verão, reforçará a presença na região de Lisboa e “vai ajudar” a esse crescimento do volume de negócios nos próximos anos. “Colocar-nos-á num patamar que nos tira das PME e torna-nos uma grande empresa”, antecipa.
Com presença em duas dezenas de países, a Frijobel olha para o mercado externo com uma visão de afirmação e crescimento, apontando a “crescer dois dígitos” nos próximos anos. “A estratégia para a exportação é crescer muito mais, porque a empresa está preparada para o fazer”, afirma Paulo Júlio, realçando a pretensão de “trabalhar melhor” as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.
Com cerca de 200 colaboradores, a empresa penelense, fundada em 1988, colocou como “meta” para este ano atingir “o maior valor de vendas de sempre”, ultrapassando assim o registado em 2019.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM