O Município de Leiria anunciou um novo pacote com 12 medidas que visam reforçar as medidas de apoio ao combate à pandemia da covid-19, desta vez nas áreas da educação, da economia e da saúde e segurança.
Segundo o despacho assinado pelo presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Lopes, será instalado um Centro de Vacinação contra a covid-19 no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, “com o objectivo de disponibilizar um espaço amplo que permita de forma segura e eficaz proceder à vacinação da população”.
Numa nota de imprensa, a autarquia informa ainda que será ainda distribuído um ‘kit’ de segurança às Instituições Particulares de Solidariedade Social, bombeiros e profissionais de saúde e os edifícios municipais e as juntas de freguesia terão dispensadores de máscaras, para além do reforço da sinalética nos espaços públicos, como parques infantis municipais, parques de desportos radicais e percurso Polis.
Com o início das aulas à distância a partir do dia 8, o Município pretende adquirir mais equipamentos informáticos, bem como disponibilizar uma banda larga móvel de acesso gratuito à internet aos alunos do escalão A dos três ciclos do ensino básico.
Será também organizado um ciclo de encontros formativos, com o objectivo de capacitar os professores “para o ensino à distância e a partilha de boas práticas pedagógicas em contexto digital, para os vários níveis de ensino”, refere a nota de imprensa.
As escolas irão ainda receber um ‘kit’ composto por máscaras FFP2, máscaras cirúrgicas, máscaras sociais e frasco de álcool-gel.
Na área da economia será criado o programa “Made in Leiria”, que se traduz num sistema de incentivos ao consumo de produtos regionais e que incluirá a realização de feiras digitais, sendo gratuita a entrega na região de Leiria.
O Município vai ainda estabelecer uma parceria com a ACILIS – Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo da Região de Leiria para elaboração e implementação de um plano de formação para comerciantes, a par de um ciclo de ‘webinares’ “Viva Leiria”, com o objectivo de divulgar e esclarecer sobre os principais temas, tendências e boas práticas para o desenvolvimento do comércio digital.
Os parques de estacionamento de duração limitada, incluindo os situados na Fonte Quente e no Mercado de Sant’Ana, passam a gratuitos enquanto vigorar o período de confinamento.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.237.990 mortos resultantes de mais de 103,3 milhões de casos de infecção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 13.017 pessoas dos 731.861 casos de infecção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direcção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM