8 de Setembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Campo de futebol da Ilha “ganha” bancada e novos balneários, à conta do OP2020

19 de Janeiro 2021

O Grupo Desportivo da Ilha conquistou o primeiro lugar no Orçamento Participativo de Pombal. O valor orçamentado, 78.500 €, está destinado à construção de uma bancada com mais dois balneários.

“Temos apenas dois balneários para este alargado conjunto de equipas que abarca dois géneros. Desta feita, a construção de dois balneários é uma necessidade premente, enquanto a bancada é uma estrutura importante para dar conforto às centenas de pessoas que semanalmente passam pelo nosso campo”, disse Cidália Silva, presidente do Grupo Desportivo da Ilha, ao TERRAS DE SICÓ.

Esta vontade do clube de aumentar as suas estruturas físicas surge como uma resposta às suas necessidades mas também aos investimentos que têm vindo a acontecer e que o clube pretende que continuem.

“Nestes últimos 11 anos crescemos a um ritmo galopante e conseguimos ao dia de hoje ser o clube com mais atletas do concelho (em futebol e futsal), 240, num total de 17 equipas, conseguimos criar duas equipas de futebol feminino e melhorar as condições e qualidade de treino sendo hoje a única entidade formadora reconhecida pela Federação Portuguesa de Futebol no concelho de Pombal e das poucas do distrito de Leiria. A verdade é que este crescimento foi de tal ordem que as infra-estruturas que dispomos actualmente não conseguem dar resposta”, acrescentou Cidália Silva.

Apesar de terem recorrido ao Orçamento Participativo para verem a obra ser realizada consideram que “a Câmara Municipal é, muito possivelmente, das que mais dinheiro investe nas instituições desportivas na nossa região” embora saibam que “existem opiniões diferentes sobre as regras desta distribuição“ afirmam que “na nossa opinião as infra-estruturas devem ser construídas e implementadas à medida que sua necessidade surge para que delas possamos todos, enquanto contribuintes, retirar o máximo rendimento e eficiência”.

Embora sejam um clube reconhecido pelas equipas que apresenta no âmbito do futebol e do futsal, a vontade de alargar horizontes e apostar em novas modalidades, e actividades, mantém-se mesmo em tempos pandémicos.

“Em Outubro conseguimos iniciar treinos de Kickboxing e Muay Thai e agora estamos a estudar novas hipóteses para que possamos conseguir dar e oferecer actividade física a mais pessoas da nossa comunidade. Ainda estamos numa fase embrionária, mas achamos que até à Páscoa podemos vir a ter actividades que promovam uma vida activa numa geração mais avançada e muitas vezes sedentária, por exemplo, os pais dos nossos atletas, e futuramente em populações mais específicas como as pessoas com deficiências cognitivas”, contou a presidente sobre as pretensões futuras do clube.

Contudo, há semelhança do que se passou no resto do país e do mundo, também o Grupo Desportivo da Ilha viu a sua actividade diminuir de “uma forma assinalável, especialmente em muitos dos eventos e serviços que nos traziam o financiamento para a época” devido ao novo coronavírus, o que levou a que o clube se reinventa-se, amenizando a distância através da transmissão dos jogos via streaming, e aproveitasse para “implementar outros projectos que tínhamos em mente como uma série de formações online para pais, atletas e staff em Maio, estabelecemos um protocolo pioneiro de colaboração com o Colégio Dr. Luís Pereira da Costa ou a aquisição de um DAE (desfibrilador automático externo), um dos poucos da região”.

A actividade desportiva, nomeadamente os treinos, foi retomada em Junho onde conseguiram “aumentar o número de atletas em relação a 2019/2020, quando o espelho nacional é de quebras médias de 75% do número de praticantes”.

Além da retoma aos treinos, o clube conseguiu ainda organizar alguns eventos desportivos como: torneio de FutVolley (21 a 23 de Agosto), torneio de Voleibol de Praia (28 a 30 de Agosto) e uma edição para pares Mistos (11 a 13 de Setembro).

No entanto, as iniciativas vão além das desportivas. As Tasquinhas da Ilha são já um ex-libris da região e em pleno ano pandémico não deixaram de ser realizadas, tendo tido até uma segunda edição num formato mais adequado aos tempos que correm: drive-in.

“ No dia 30 de Agosto celebrámos as habituais Tasquinhas da Ilha confeccionando comida para fora tendo servindo mais de 400 doses de comida! E como correu tão bem repetimos a 8 de Novembro, mas numa edição onde a recolha era feita dentro do carro a que demos o nome de GDIlha Drive-In”, explicou Cidália Silva ao nosso jornal.

A mulher que ascendeu à presidência, em Maio de 2019, de um clube com quem mantém uma relação “quase umbilical” assume “uma honra e orgulho assumir esta posição. Ser mulher ou homem é irrelevante para qualquer função em geral e para um papel de liderança em particular. Relevante é sim a capacidade pessoal e técnica, a competência, a qualidade e empenho, a motivação, a entrega e dedicação e nisso sinto-me capaz de agarrar o lugar”, e isso tem de sobra.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM