7 de Setembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Leiria: Acção de policiamento da GNR detecta três descargas ilegais

29 de Janeiro 2021

Uma acção de policiamento de elementos do Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) da GNR de Leiria, detectou três descargas ilegais de efluentes pecuários em Bidoeira de Cima, no concelho de Leiria, anunciou hoje aquela força policial.

Numa nota de imprensa, o Comando Territorial de Leiria da GNR informa que, no decorrer de uma acção de policiamento direccionada para a prevenção e detecção de alterações às características dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do rio Lis, os militares detectaram uma descarga de efluentes pecuários a escorrer livremente para uma linha de água, afluente da Ribeira da Carreira que desagua no rio Lis.

Após as diligências, os militares constataram que a descarga era proveniente de uma lagoa de armazenagem de efluentes de uma exploração pecuária.

Na sequência desta acção foi, elaborado um auto de notícia, pelo crime de poluição de descarga, de efluente pecuário directamente para a linha de água, crime este punido com pena de prisão até cinco anos, tendo os factos sido remetidos para o Tribunal Judicial de Leiria, refere a GNR.

A GNR acrescenta que, ainda no decurso desta acção, foram detectadas mais duas descargas de efluentes pecuários para o solo, sem qualquer tipo de mecanismo que assegurasse a sua depuração.

Esta poluição foi provocada por duas explorações agro-pecuárias, o que resultou na elaboração de dois autos de contraordenação ambiental enviados para a Agência Portuguesa do Ambiente/Administração da Região Hidrográfica do Centro, puníveis com uma coima que pode ascender aos 144 mil euros, acrescenta a nota da GNR.

Em 2020, a GNR registou, no distrito de Leiria, 14 denúncias de descarga de efluentes pecuários e abriu cinco processos-crime e nove processos de contraordenação.

Numa resposta enviada à agência Lusa, na semana passada, a GNR refere que em 2020 “registou 14 denúncias que originaram cinco processos-crime por descarga de efluente para a linha de água e nove processos de contraordenação por descarga de efluente pecuário para o solo”.

Nesse ano, segundo a GNR, “o recurso hídrico mais afectado foi o rio Lena, nas localidades de Porto de Mós e Batalha”.

Já no ano anterior, “foram registadas oito denúncias que resultaram em três processos-crime e cinco processos de contra-ordenação pelos mesmos motivos”, sendo que em 2019 “o recurso hídrico mais afectado foi a ribeira dos Milagres, nas localidades de Texugueira e Bidoeira de Cima”, no concelho de Leiria.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM