O Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF), no distrito de Coimbra, está na última fase do seu Plano de Contingência e caminha para o limite de resposta, disse hoje à agência Lusa fonte hospitalar.
Fonte do gabinete de comunicação da unidade de saúde informou que, à data de hoje, estão 60 pessoas internadas com covid-19, de um total de 74 camas previstas na última fase do Plano de Contingência.
“O HDFF tem procurado fazer ajustamentos constantes à estrutura afecta a doentes covid-19, com o objectivo de libertar mais camas e mais recursos humanos – tarefa que, naturalmente, se revela mais complexa, dado o número crescente de doentes”, refere a administração.
Segundo a nota enviada à agência Lusa, “a actividade cirúrgica programada está reservada aos casos clinicamente relevantes, cuja não realização coloque em risco a vida do utente ou determine risco de prejuízo, por ausência de intervenção”.
O hospital, que não possui unidade de cuidados intensivos, prevê constrangimentos ao nível da actividade de Consulta Externa, “com adiamentos por limitação de recursos materiais e humanos e incentivo ao recurso de consultas não presenciais/teleconsulta sempre que o doente reúne critérios clínicos para o efeito”.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.031.048 mortos resultantes de mais de 94,9 milhões de casos de infecção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 9.028 pessoas dos 556.503 casos de infecção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direcção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM