O Centro Social e Paroquial da Ilha tem 62 casos positivos do novo coronavírus, anunciou hoje a vereadora com a pasta da Saúde daquele município, durante a reunião de câmara.
Na reunião do executivo, realizada ‘online’, Ana Cabral adiantou que o concelho tem quatro surtos activos, “dois dos mais preocupantes” são o do Centro Social e Paroquial da Ilha, com 62 infectados, e o da Santa Casa da Misericórdia do Louriçal, com 55 casos positivos, “entre funcionários e utentes”.
Segundo a vereadora, os surtos “estão controlados” e o Município de Pombal já colocou dois recursos humanos no Centro Social da Ilha para dar resposta às necessidades.
“As brigadas distritais [Segurança Social] não estão a dar resposta a nenhuma das nossas IPSS [instituições particulares de solidariedade social], pelo que temos apoiado as instituições com recursos humanos”, sublinhou a autarca.
Ana Cabral frisou que os lares e estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI), “num trabalho concertado têm conseguido estancar muito bem o contágio generalizado”.
A vereadora anunciou ainda que já foram vacinadas 1.641 pessoas, entre utentes e funcionários, das estruturais residenciais para idosos.
“Faltam sete instituições. Como tinham surtos activos, as autoridades de saúde – quem coordena a vacinação – entenderam não ser o momento adequado para receber este programa de vacinação”, esclareceu.
O vice-presidente do Município de Pombal, Pedro Murtinho, alertou, na mesma reunião, que a situação no país é “verdadeiramente assustadora” e que os números de Pombal “devem preocupar todos”.
“No dia 1 de Setembro, Pombal tinha zero casos activos. Na última avaliação da situação de risco da Direcção-Geral da Saúde, o concelho tinha 1.691 casos por 100 mil habitantes [05/01/2021 a 18/01/2021]. Na semana do Natal registavam-se 323 casos por 100 mil habitantes”, lembrou.
Segundo os dados divulgados hoje pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria, nas últimas 24 horas, o concelho de Pombal contabilizava 2.184 casos desde o início da pandemia, mais 120 em relação ao dia anterior.
Há 591 casos activos, 1.538 recuperados e 55 óbitos.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.191.865 mortos resultantes de mais de 101 milhões de casos de infecção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 11.886 pessoas dos 698.583 casos de infecção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direcção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM