A construção de um novo edifício para o funcionamento da valência de centro de dia é uma das prioridades de Filomena Valente, a nova provedora da Santa Casa da Misericórdia de Ansião (SCMA).
“Verificamos, especialmente devido à situação de pandemia, a necessidade urgente de criação de um edifício autónomo de centro de dia. A sua construção é, para mim, um dos principais objectivos, que, eventualmente, ocupará todo o mandato”, adianta ao TERRAS DE SICÓ a líder da instituição.
Nos últimos quatro anos, Filomena Valente desempenhou as funções de vice-provedora na equipa de Teresa Fernandes, que decidiu não se recandidatar. “Incentivada por ela e apoiada por toda a antiga equipa, que se disponibilizou para integrar uma nova lista, assim como por novos elementos, senti a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela antiga direcção”, refere.
A Misericórdia de Ansião iniciou nos últimos anos “reformas importantes que possibilitaram a abertura à comunidade, com a dinamização de projectos como o ‘Rugas de Esperança’, e restabeleceu o “equilíbrio financeiro” da instituição.
A nova provedora salienta o propósito de garantir a realização desses projectos e manter o equilíbrio restabelecido, possibilitando, dessa forma, a prosperidade da SCMA.
Para além de um novo espaço para o centro de dia, “todos os outros objectivos focam-se na continuidade das reformas já iniciadas, com vista à modernização, sustentabilidade energética, melhoria do funcionamento da instituição, valorização dos nossos trabalhadores e, sobretudo, no conforto dos utentes e das crianças e na continuação da ajuda à comunidade”, realça a dirigente.
A SCMA tem um orçamento anual de 1,3 milhões de euros e emprega 75 colaboradores, sendo um dos principais empregadores do concelho.
Nas valências seniores, entre lar, centro de dia e apoio domiciliário, apoia 105 utentes, a que se juntam 120 crianças do centro infantil, distribuídas por creche, jardim-de-infância e centro de actividades de tempos livres.
Em tempos difíceis como os que vivemos, provocados por uma assustadora pandemia, a SCMA tem resistido à entrada do vírus. “Somos abençoados por não termos tido ainda casos registados, nem nas crianças nem nos outros utentes, o que foi conseguido pelo rigor e pela dedicação dos nossos funcionários”, congratulava-se Filomena Valente no início desta semana, consciente de que de um momento para o outro tudo se pode alterar.
“Fomos a primeira instituição do concelho a iniciar a vacinação, o que foi muito importante para garantir a protecção dos nossos utentes e, também, para trazer uma força renovada às equipas que estão no limite da ansiedade e do desgaste físico”, sublinhou.
Equipa directiva
Para o quadriénio 2021/2024, Filomena Valente é acompanhada na mesa administrativa da Misericórdia por Gonçalo Cristovão, Sérgio Simões, Carlos Rodrigues e Maria Filomena Dias. Manuel Júlio Marques (presidente), Teresa Lourenço e Maria Célia Francisco integram a mesa da assembleia geral, enquanto o conselho fiscal é composto António José Domingues (presidente), Carlos Bernardino e Patrícia Murtinho.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM