22 de Janeiro de 2021 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

PAULO JÚLIO

Uma década depois!

5 de Dezembro 2020

Em Novembro de 2010, escrevi a propósito da inauguração do Centro de Estudos de História Local e Regional Salvador Dias Arnaut que “deste modo, a investigação, novas tecnologias, cultura e património conviverão neste Centro de Estudos, em pleno centro histórico da Penela, formatando mais uma peça na valorização de uma das Vilas mais bonitas e inspiradoras de Portugal”.

Uma década depois, a cooperação entre sociedade civil, Universidade de Coimbra, através da Faculdade de Letras, e Município de Penela consolidaram uma parceria que tem, agora, vários desígnios para cumprir. Antes disso, é importante aqui recordar que este Centro de Estudos possui uma das maiores colecções de monografias de História Local e Regional de Portugal e que este projecto só foi possível, graças a um amor especial entre duas gerações e o altruísmo singular do neto do Professor Salvador Dias Arnaut, Salvador Manuel Arnaut que com um desprendimento ímpar, entendeu que a melhor forma de perpetuar a memória do avô, não seria o nome de uma qualquer rua ou uma estátua. Com esse sentimento forte sobre o que o avô mais quereria, cedeu a casa da família, em Penela, para permitir que se criasse este Centro de Estudos. Um Centro de investigação. Um Centro de valorização do património histórico e um local onde os mais jovens e menos jovens pudessem desfrutar de conhecimento.

A vida do Professor Salvador Dias Arnaut está também ligada ao Castelo Medieval do Germanelo que, também há pouco mais de 10 anos, foi valorizado como peça complementar de uma rede de castelos da linha defensiva do Mondego. A actividade arqueológica e a valorização deste Castelo, bem como a sua ligação ao CEHLR Salvador Dias Arnaut é um dos objectivos a desenvolver. Aquele Centro localizado a pouco mais de 100 metros do outro Castelo Medieval (o de Penela) poderá ser transformado (também) num Centro de Interpretação do Germanelo, onde deverá haver lugar para a história daquele local, mas também para a recriação de uma lenda famosa sobre os gigantes Germanelo e Gerumelo e, com isso, atrair um público específico – as crianças e as famílias. Isto significará valorização do património, valorização do espaço daquele Centro de Estudos e desenvolvimento da economia local e da marca distintiva deste território rural, localizado entre as Serras da Lousã e do Sicó, e cujo curso da História deixou como herança dois Castelos Medievais.

O outro grande desígnio que está por cumprir neste Espaço é a sua valorização enquanto espaço de conhecimento intergeracional. Trata-se, se quiserem, de uma biblioteca específica, talvez uma das maiores em Portugal. A sua relação com outros Centros em Portugal, na Europa e no Mundo, é outro sonho por cumprir. Com esta projecção internacional, com o suporte da Universidade de Coimbra, o Centro poderá ser um pólo de investigação, aproveitando as tecnologias de informação que, dez anos depois, já não são novas, e o facto de, entretanto, ainda estarmos mais perto de Coimbra, com a ligação da Auto-Estrada. É certo que sem  a visão e a liderança do Município é mais difícil, mas estou crente que a próxima década pode ser marcante para o CEHLR e para Penela, cumprindo a memória do Professor Salvador Dias Arnaut e o respeito pelo seu neto, Salvador Manuel que ao ceder aquele magnífico espaço com uma vista esplendorosa sobre a Serra da Lousã, nas espaldas do Castelo de Penela, não espera menos do que a continuidade das políticas de valorização do património e da economia local, que o seu avô há muitas décadas atrás já defendia.

Para concluir, este é daqueles projectos diferenciadores que deve ser pensado e estruturado, aproveitando fundos europeus porque cumpre tudo o que muitos, em discursatas teóricas sobre o “interior”, dizem. Neste caso, é só fazer!


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com