No passado dia 30 de Novembro, o Projecto Nós e (A)vós, uma Iniciativa de Empreendedorismo e Inovação Social pensada pela Escola Tecnológica e Profissional da Sicó (ETPS), celebrou o seu 1º aniversário.
O projecto intervém “ao nível da dependência dos idosos, uma problemática que se vai agravando com o passar dos anos, arrastando outros problemas de saúde comuns, como a diabetes, a hipertensão, as doenças cardiovasculares e as doenças mentais. Sabemos que alguns idosos, não tendo hábitos de socialização, evidenciam, cada vez mais, complicações do
foro psicológico”, explica em comunicado a coordenação do projecto.
No decorrer destes 12 meses de projecto, a coordenação faz um balanço positivo de um projecto que já chegou a 30 idosos e que contou com a participação de, até ao momento, 150 alunos. “Cientes de que outro problema social referente aos jovens é o insucesso escolar e, com efeito, o aumento dos comportamentos desajustados e o abandono escolar, o foco de actuação continuará a passar por uma intervenção social e inter-geracional em contexto comunitário com vista a evitar o isolamento dos idosos e a apoiar as famílias na manutenção da qualidade de vida dos mesmos, formando, ao mesmo tempo, jovens com valores incompatíveis com a desconsideração da velhice”, referem sobre a participação dos alunos da ETPS no projecto Nós e (A)vós.
Neste primeiro ano foram desenvolvidas cerca de 250 actividades, divididas diversas áreas temáticas como: Manualidades, Literacia Digital, Saúde, Ginástica/Gero-motricidade, Saúde Ambiental, “Neto por umas Horas” e diversos outros workshops.
“A avaliação é francamente positiva, tendo em conta os testemunhos dos intervenientes, em especial os idosos, salientando que se sentem valorizados e que todos os dias aprendem um pouco mais. A pandemia obrigou a reformular algumas intervenções, sem, no entanto, inviabilizar o acompanhamento a todos os idosos”, comentam sobre este primeiro ano de Nós e (A)vós que definem como tendo sido um sucesso.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM