30 de Novembro de 2020 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal e Soure passam a integrar “lista vermelha” de contágio, de onde sai Alvaiázere

21 de Novembro 2020

Os concelhos de Pombal e Soure passam também a integrar a “lista vermelha” de risco agravado de contágio de covid-19, onde se mantêm Ansião, Condeixa e Penela. Alvaiázere vê as medidas restritivas aliviadas.

O primeiro-ministro António Costa anunciou este sábado que o país passa a estar dividido em quatro níveis de risco, com concelhos em risco moderado, elevado, muito elevado e extremamente elevado.

Pombal e Soure viram nos últimos dias agravar-se a situação epidemiológica e o concelho do distrito de Leiria entra mesmo na categoria de “risco muito elevado” (entre 480 e 960 casos por 100.000 habitantes). Segundo o boletim diário da Comando Distrital de Operações de Socorro, Pombal regista 237 casos activos.

Penela também passa a integrar a lista de concelhos de risco muito elevado. A autarquia informou ontem a existência de 33 infectados.

O concelho de Soure, com 46 casos activos, tem agora risco elevado de contágio (entre 240 e 480 casos por 100.000 habitantes), tal como Ansião e Condeixa.

Em Alvaiázere, a situação melhorou e o concelho baixou na lista de risco para “moderado” (até 240 casos por 100.000 habitantes), com medidas restritivas mais leves.

De acordo com António Costa, os 127 concelhos do país em risco “extremamente elevado” e “muito elevado” [Pombal e Penela] devido número de casos de covid-19 vão ter a circulação proibida na via pública nos dois próximos fins-de-semana e nos feriados de 1 e 8 de Dezembro a partir das 13h00 e até às 05h00 do dia seguinte.

Já nas vésperas de feriado – dias 30 de Novembro e 7 de Dezembro – os estabelecimentos comerciais vão estar encerrados a partir das 15h00 igualmente nestes 127 concelhos.

Além destas medidas, estes 127 concelhos estão sujeitos também às medidas já em vigor e que se mantêm para os 86 concelhos em “risco elevado” [Ansião, Condeixa e Soure], como a proibição de circulação na via pública entre as 23h00 e as 05h00 nos dias úteis.

Mantém-se igualmente os horários de encerramento dos estabelecimentos comerciais às 22:h00, e os restaurantes e equipamentos culturais às 22h30.

De acordo com o primeiro-ministro, em todos esses concelhos serão ainda realizadas acções de fiscalização do cumprimento de teletrabalho obrigatório.

Em risco “moderado” estão 65 concelhos, sendo que da lista de risco saíram esta semana 15 concelhos, entre eles Alvaiázere.

António Costa sublinhou que a lista é dinâmica e será revista de 15 em 15 dias, alinhada com a revisão do estado de emergência.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com