Os cemitérios do concelho de Condeixa vão estar abertos no próximo fim-de-semana, de Finados, com regras estabelecidas e lotação máxima determinada, informou a câmara municipal, após reunião com as juntas de freguesia e serviço municipal de protecção civil.
Tendo por base a área de cada espaço foi definida a lotação máxima, para o período de 30 de Outubro a 2 de Novembro, de 90 pessoas em simultâneo no cemitério de Anobra, 30 em Belide, 15 em Bendafé, 55 em Casével, 250 em Condeixa-a-Nova, 200 em Condeixa-a-Velha, 250 em Ega, 60 no Furadouro, 80 em Sebal, 70 em Vila Seca e 75 em Zambujal.
Nas regras estabelecidas para a utilização dos cemitérios, num tempo em que se agudiza no país o número de contágios de covid-19, figuram o uso obrigatório de máscara, a colocação do lixo nos contentores, a desinfecção regular das mãos, a não partilha de utensílios, proibição de aglomerados superiores a cinco pessoas e a permanência de apenas duas pessoas por campa, excepto co-habitantes, pelo tempo “estritamente necessário”.
No caso do cemitério de Condeixa-a-Velha, a União das Freguesias informou que se mantêm os mesmos horários de abertura e encerramento, das 8h00 às 20h00, durante o próximo fim-de-semana, e que as normas da DGS e as regras de segurança “serão cumpridas escrupulosamente”.
A entrada será efectuada pelo portão grande e saída pelo portão pequeno, vai existir vigilância durante o fim-de-semana efectuada pelos membros do Executivo, Assembleia e funcionários da União das Freguesias de Condeixa, com o apoio do Agrupamento de Escuteiros 1035, Grande Alerta e FNA.
“Na impossibilidade de alguns familiares estarem presentes e em respeito pelos nossos entes queridos serão colocadas duas coroas de flores nos portões e cerca de 30 velas no cemitério”, adianta aquela autarquia.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM