27 de Setembro de 2020 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure: Realizar Festas de São Mateus é “uma imprudência”, afirma o PSD

15 de Setembro 2020

O PSD de Soure considera “uma imprudência” a realização este ano das Festas de São Mateus, que têm início depois de amanhã, num formato muito condicionado pela situação epidemiológica.

“Com a situação pandémica a agravar-se e tendo em conta que a partir do dia 15 de Setembro [hoje] o país entra em período de contingência, consideramos que a realização das festividades nos moldes previstos reúnem todos os condimentos para que a situação em Soure possa vir a agravar-se”, salienta um comunicado assinado pela presidente da comissão política concelhia, Sónia Vidal.

Para os social-democratas, “assumir que o panorama nacional nos fornece condições para acolher uma festa com capacidade de receber 4.000 pessoas em simultâneo só pode ser visto como uma imprudência e uma ameaça à saúde pública”.

“Na semana passada o vereador do PSD, engenheiro Agostinho Gonçalves, em reunião da comissão executiva da organização das festas de São Mateus e Fatacis, sugeriu a substituição dos moldes festivos previstos, por uma sessão solene no sentido de assinalar o dia do concelho. Tal sugestão não foi aceite. A posição do PSD não se baseia em quezílias políticas ou partidárias, mas sim numa grande preocupação com a saúde pública”, esclarece o mesmo documento.

O PSD de Soure, que “assume e prioriza a posição da defesa da saúde pública”, espera que “esta irresponsabilidade não tenha consequências na propagação da pandemia no nosso concelho” e afirma que o presidente da Câmara, Mário Jorge Nunes (PS), “deverá assumir todas as consequências que poderão advir da realização deste evento”.

As Festas de São Mateus têm início quinta-feira (17) e prolongam-se até ao dia 22, este ano com um programa bastante condicionado pela crise sanitária. Os tradicionais festejos decorrem apenas entre as 10h00 e as 20h00, centrados no Parque dos Bacelos e no Espaço 1111, numa área delimitada para permitir controlar o número de visitantes. A feira generalista, as feiras da madeira, das nozes e das cebolas e a mostra de actividades Fatacis (com um terço dos expositores) avançam, deixando de fora a feira das freguesias e os espectáculos musicais com artistas de renome.

Na praça da República, em frente aos Paços do Concelho, decorrerão os espectáculos de animação do São Mateus, em recinto fechado, com lotação para menos de 200 pessoas. Serão cinco espectáculos com artistas locais, entre os dias 17 e 21, marcados para as 21h30 e transmitidos via online nos canais digitais do Município.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com