8 de Fevereiro de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Louriçal revive passado em livro de “tesouros”

12 de Setembro 2020

O homem sonhou e a obra nasceu. O homem é Célio Dias, a obra é um livro de quase 500 páginas sobre a história de 195 anos da Sociedade Filarmónica Louriçalense (SFL), o Louriçal, as suas gentes, o seu património e as suas memórias. O trabalho está concluído e foi apresentado recentemente à comunicação social, numa sessão com intervenções de vários convidados, estando o lançamento público agendado para o próximo dia 26.

Célio Dias é o presidente da direcção da SLF e autor do livro “Louriçal, monumentos e suas gentes – Álbum de memórias”, cuja receita das vendas vai ajudar – e muito – a colectividade.

“A ideia surge ainda com o meu pai [entretanto falecido] para fazer face a determinadas dificuldades financeiras da banda. Não tem só a ver com a pandemia. Como não temos uma sede própria, não temos possibilidade de, por exemplo, fazer almoços-convívio ou outros eventos para angariar fundos e o livro é uma forma de colmatar esse défice, vai dar-nos algum conforto em termos monetários”, justifica o dirigente.

O pai de Célio, José Dias, antecedeu-o na liderança da SFL, cargo que ocupou durante 25 anos, deixando um enorme legado de empenho e dedicação à causa. O livro é também uma forma de o homenagear, na sua luta “contra ventos e marés”.

Ano e meio de trabalho resulta agora numa obra de 487 páginas, “um tesouro que alberga muitos tesouros” e que deixa “muito orgulhoso” o seu autor, perpassando a história da banda desde o seu início até aos tempos actuais, “centenas de pessoas contactadas, centenas de quilómetros percorridos, numa perspectiva de enaltecer uma região e suas gentes e fundamentalmente todos aqueles que passaram e que estão presentes na Sociedade Filarmónica Louriçalense”.

Mais de uma centena de parceiros e patrocinadores associaram-se ao projecto que é “um túnel interpretativo” do Louriçal, como o definiu Mário Lino, sócio de mérito da SFL. “Envolvemos todas as instituições da área cultural e religiosa, convidamos ainda cinco artistas pintores do Louriçal, com traços diferentes. Consideramos esta edição um tesouro que alberga muitos tesouros e encherá de alegria todas e todos aqueles que vão ter a experiência de o saborear”, refere Célio Dias, antecipando já a necessidade de uma segunda edição dado os inúmeros pedidos de reserva do livro que estará apenas disponível para venda – a 25 euros – a partir do dia 26.

A verba resultante das vendas “vem dar-nos algum folgo para podermos continuar a nossa actividade neste ano atípico em que vimos cancelados 24 serviços da banda”, devido à covid-19.

“Abre-nos uma porta”

Para o presidente da Câmara de Pombal, Diogo Mateus, a obra “abre-nos uma porta interessantíssima para o Louriçal. É um trabalho que se apresenta de forma muito sistematizada e que nós, autarcas, podemos aproveitar para as inúmeras responsabilidades que temos que cumprir, sobre os caminhos a seguir nas decisões políticas”.

Sublinhando que a SFL “é uma obra que não pode acabar”, o presidente Junta de Freguesia de Louriçal, José Manuel Marques, espera que “todos valorizem” o livro, que surge “num ano diferente, que ficará marcado para a história”.

Manuela Fonseca, da Direcção Regional da Cultura do Centro, elogiou a “belíssima obra” – “é muito mais do que um livro” –, que desde cedo mereceu o apoio daquele organismo estatal.

Incitado a dar continuidade ao trabalho à frente da filarmónica e a preparar os 200 anos da instituição que não tardam aí, Célio Dias afirmou ao TERRAS DE SICÓ que “o desafio vai ter que ser muito bem pensado”.

A SLF foi fundada em 1825 e comemora este ano o 195.º aniversário. É a quinta filarmónica mais antiga do país e a mais antiga do concelho de Pombal.

LUÍS CARLOS MELO


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM