26 de Setembro de 2020 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião: Santiago da Guarda “regressou” ao tempo do Visconde

6 de Agosto 2020

O Complexo Monumental de Santiago da Guarda abriu as suas portas para proporcionar um encontro com a história daquela freguesia e do concelho de Ansião, no âmbito da iniciativa ‘A Nossa História’, promovida pelo pelouro da Cultura da Câmara Municipal.

O visconde Alfredo César Lopes Vieira, também chamado ‘Visconde de Santiago’, freguesia onde nasceu e viveu, “apareceu” aos presentes pelo actor João Patrício e revelou-se uma figura incontornável do seu tempo. Lamentando não ser popularmente conhecido como outros ilustres ansianenses, o único cidadão do concelho a quem foi atribuído um título de nobreza, relatou brevemente o seu percurso de vida e o contributo que deu à política, aos negócios e à cultura, não só a nível concelhio como nacionalmente.

Descendo da torre monumental para junto da assistência, atribuiu títulos homónimos a personalidades que actuam no concelho ao serviço dos outros e da causa pública. Como contrapartida desta condecoração, os intitulados viscondes e viscondessas foram convidados a partilhar a faceta literária do ‘Visconde de Santiago’.

O momento contou ainda com o testemunho de quem conheceu e conviveu com o “pai dos pobres”, por quem a população nutria um carinho especial.

Este encontro marcou o início de uma viagem pelo tempo e pela história do concelho de Ansião, que prosseguirá em Chão de Couce no próximo dia 28 deste mês.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com