26 de Setembro de 2020 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião: Petição quer levar “requalificação urgente” do IC8 ao Parlamento

4 de Agosto 2020

A vereadora da oposição da Câmara Municipal de Ansião e líder da Concelhia local do PSD, Célia Freire, é a primeira subscritora de uma petição pública “pela requalificação urgente” do Itinerário Complementar n.º 8 (IC8), “uma luta já antiga que continua a não apresentar soluções para os próximos anos”.

A petição, lançada na semana passada, pelo denominado Movimento de Cidadãos em Defesa da Requalificação do IC8, pretende recolher 10.000 assinaturas para levar o tema à discussão na Assembleia da República.

De acordo com os peticionários, “esta petição tem particular relevância para os concelhos de Ansião e de Pombal, mas também para todos os utilizadores desta importante via de comunicação, que liga concelhos de vários distritos, Leiria, Coimbra e de Castelo Branco. É por isso, um tema transversal a toda a região”.

O IC 8 é um itinerário complementar que faz a ligação entre a A 17, junto ao Outeiro do Louriçal, e a A 23, perto de Vila Velha do Ródão, via que promove uma ligação principal entre o litoral e interior do país, sendo uma das vias estruturantes da região do Pinhal Interior que já iniciou o seu processo de requalificação.

“Contudo, a requalificação desta via rápida não está ainda terminada, faltando a intervenção no troço entre Pombal e Avelar (Ansião), com cerca de 20 km, que actualmente é uma adaptação da antiga Estrada Nacional 237, com bastantes cruzamentos de nível que têm provocado um significativo aumento da sinistralidade rodoviária e atropelamentos frequentes, inclusivamente com várias vítimas mortais”, referido no texto da petição, sublinhando-se que “este troço é o único que falta para completar a requalificação deste itinerário tão crucial para o desenvolvimento estratégico e integrado do nosso país, acrescendo ainda o facto desta intervenção ter sido retirada da Concessão do Pinhal Interior Norte e não estar incluída em nenhum documento estratégico da Infraestruturas de Portugal”.

Os peticionários consideram ainda o investimento “decisivo no contexto da promoção da coesão territorial e do combate à desertificação dos concelhos do interior destas regiões, que há muitos anos reclamam a requalificação desta via nevrálgica para o Pinhal Interior e que assume uma importância verdadeiramente nacional, numa óptica de captação de investimento e fixação das pessoas, tão importante para o futuro desta região”.

O ex-deputado e presidente da Junta de Freguesia de Pombal, e também líder da Concelhia de Pombal do PSD, Pedro Pimpão, é uma dos subscritores da petição, que está disponível em versão online e em papel, sendo divulgada “em diversos locais públicos, como juntas de freguesia, estabelecimentos comerciais, empresas, entre outros”.

A petição surge poucos dias depois da Assembleia Municipal de Ansião ter “chumbado”, com os votos da maioria social-democrata, a proposta do executivo socialista na Câmara para celebrar um acordo de gestão com a Infraestruturas de Portugal, visando a construção de uma rotunda naquele itinerário complementar, no acesso ao Parque Empresarial do Camporês.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com