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Pombal investe quatro milhões na requalificação da zona do interface de transportes

19 de Junho 2020

O município de Pombal apresentou hoje o projecto de requalificação da zona do interface de transportes da cidade, que visa melhorar a articulação dos serviços de transportes públicos e prevê um investimento de quatro milhões de euros.

O presidente do município, Diogo Mateus (PSD), disse à Lusa que o projecto vai melhorar a ligação entre o Jardim do Cardal e a central rodoviária, criando uma ponte para unir as duas zonas, divididas pela linha ferroviária do Norte.

“Vamos criar uma passagem superior, com rampa, escadas e ascensor, requalificando a zona das centrais de camionagem, rodoviária e ferroviária. Haverá a criação de um espaço comercial, com dois bares e zona de esplanadas”, revelou o autarca.

O projecto transforma parte do Jardim do Cardal e a zona onde se encontra a Biblioteca Municipal, criando mais zonas verdes e espaços de lazer. Está também projectado um jardim infantil.

Diogo Mateus adiantou ainda que será organizado o estacionamento, será criada uma zona de carregamento de veículos eléctricos e será feita uma ligação com as ciclovias.

“Terá uma imagem moderna, mais límpida, que se integra na paisagem e naquilo que é um projecto do século XXI para fazer a transformação da cidade”, disse Diogo Mateus.

O presidente acrescentou que se trata de um projecto “funcional, estético e orgânico”, que vai “aproximar estas duas zonas que estão separadas pela linha do Norte”.

Tendo como prioridade o peão, o projecto contempla ainda zonas pedonais, com passeios dotados de condições para a mobilidade condicionada.

Integrando esta zona num espaço de utilização pública, é proposta uma área reservada aos transportes públicos “Pombus” e táxis, junto aos acessos do intermodal, refere ainda uma nota de imprensa.

A reestruturação da central rodoviária passa pela introdução de novas bolsas de espera e pela reorganização dos espaços públicos interiores existentes (cafetaria e restaurante).

Na margem contígua ao Jardim do Cardal, foi necessário criar condições que permitissem receber a referida passagem superior de uma forma o mais suave possível.

Como tal, é desenvolvida uma plataforma pousada sobre uma elevação artificial em terra vegetal, em que esta, simultaneamente ocultará as barreiras físicas da linha férrea, descreve a nota de imprensa.

LUSA


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