18 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Município investe 454 mil euros na defesa da floresta

28 de Maio 2020

O Município de Pombal anunciou hoje um investimento de 454 mil euros na defesa da floresta, concretizado em operações de beneficiação de caminhos florestais ou execução de faixas de gestão de combustível.

Durante este ano, a Câmara de Pombal investirá 454 mil euros na beneficiação de caminhos florestais, execução de faixas de gestão de combustível, beneficiação de pontos de água e limpezas em propriedades municipais, entre outros, refere uma nota de imprensa.

Segundo informação da autarquia, este valor acresce aos cerca de 1,6 milhões de euros investidos nos últimos anos na defesa florestal, além de um conjunto de iniciativas que visam explorar e promover o potencial florestal do concelho.

O Município informa que serão executados 278,9 hectares de faixas de gestão de combustível nos 10 metros paralelos à rede viária municipal, num esforço partilhado pelo Município e juntas de freguesia, ao abrigo dos contratos inter-administrativos.

Esta intervenção abrange 143 quilómetros (km) de rede viária por todo o concelho.

Serão ainda intervencionados 182 km de rede viária florestal municipal, o que corresponde a aproximadamente 10 km por cada uma das antigas 17 freguesias.

A Câmara informa ainda que o protocolo celebrado pelo Município com a Associação de Produtores Florestais de Pombal permitirá ainda proceder à gestão de combustíveis em 50 hectares de propriedades florestais municipais e edifícios inseridos em espaço rural.

A rede de pontos de água é “outro dos investimentos significativos que têm vindo a ser levados a cabo pelo Município no que à prevenção e combate a incêndios diz respeito”.

Além da beneficiação de 29 dos 42 pontos de água existentes (através da limpeza da sua envolvente), será criado um novo ponto de água na Pipa (freguesia de Vila Cã).

A nota de imprensa refere ainda que os Bombeiros Voluntários de Pombal dispõem de um efectivo de 170 bombeiros, apoiados por 40 viaturas afectas ao combate a incêndios rurais (de uma frota total de 63 viaturas).

Acrescem os cerca de 190 elementos que integram as 13 Unidades Locais de Protecção Civil e as cinco equipas de sapadores florestais (uma do Município, três da Associação de Produtores Florestais de Pombal e uma da Associação Florestal de Ansião), num total de 25 sapadores.

Entre 15 de Maio e 15 de Outubro está também estacionado no Centro de Meios Aéreos um helicóptero médio.

Além destes investimentos, têm ainda sido tomadas diversas medidas de âmbito fiscal e de ordenamento do território, como o agravamento do Imposto Municipal sobre Imóveis rústico para prédios em situação de abandono e opção privilegiada por espécies autóctones nas áreas classificadas como de uso múltiplo agrícola e implementação de compasso de instalação, refere ainda a nota de imprensa.

“Segundo a informação do Plano Director Municipal, aprovado em 2014, a floresta ocupa 62% da área” do concelho de Pombal, recordou o presidente Diogo Mateus, citado no comunicado.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM