Nesta fase em que os alunos se encontram em ensino à distância, as técnicas do Município de Pombal afectas ao Programa Municipal de Potenciação do Sucesso Escolar (PMPSE) e ao Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), mantêm o acompanhamento, por telefone, Skype e e-mail, “procurando não quebrar o elo de ligação já criado com crianças, encarregados de educação e docentes”, informou hoje a autarquia.
“A equipa, composta por cinco mediadoras, uma psicóloga, dois terapeutas da fala, um psicomotricista e duas técnicas com formação adicional em educação inclusiva, adaptou a intervenção à situação de excepção que se vive, focando-se nas dificuldades provocadas pelo ensino à distância e pelos impactos psicossociais do confinamento na criança e na família”, salienta uma nota informativa.
Identificadas as necessidades, as técnicas intervêm em articulação com os encarregados de educação e os docentes, no sentido de manter a normalidade do processo de aprendizagem e minimizar os impactos do confinamento.
“O PMPSE e o PIICIE são pilares fundamentais da política educativa do Município de Pombal, de carácter inovador e visando diminuir as assimetrias entre alunos decorrentes dos contextos familiares em que se inserem. Esta intervenção exige uma constante adaptação à realidade dos alunos e das famílias, como acontece nesta fase”, realça a mesma nota.
Segundo a autarquia, também os Serviços Educativos da Biblioteca Municipal de Pombal adaptaram a sua intervenção a esta fase, produzindo conteúdos multimédia que são disponibilizados online, mantendo uma oferta diversificada na promoção do livro e da leitura.
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