A Câmara Municipal de Pombal está a convidar a população local a enviar os seus contributos e propostas para o projecto de requalificação urbana da Várzea, em particular, para a zona do jardim da Várzea.
No decorrer da reunião do executivo da passada sexta-feira (24), na qual foi aprovada a abertura do concurso para a empreitada, o presidente da Câmara Municipal, Diogo Mateus, manifestou a disponibilidade para “ouvir os contributos dos cidadãos”, nomeadamente no equilíbrio entre espaço verde e pavimentado “desde que o valor global da empreitada não seja alterado” e “sem comprometer a adjudicação até ao final do ano”.
Os contributos podem ser enviados para varzea@cm-pombal.pt. A obra representa um investimento com preço base de 1.787.549,65 euros, mais IVA, cujo financiamento comunitário previsto é de 1.149.204,93 euros
A Várzea localiza-se numa zona estruturante da cidade de Pombal, confinante com rede viária principal de acesso ao centro da cidade e estação de caminhos-de-ferro.
A intervenção, com prazo de execução de 540 dias, advém do masterplan da zona do interface intermodal de transportes e áreas envolventes, no qual se incluem também a requalificação do jardim do Cardal e da avenida Heróis do Ultramar, intervenções no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) da cidade de Pombal.
Segundo a autarquia, numa área total de 22.430 metros quadrados, a obra contempla a renovação do jardim da Várzea, um novo sistema de drenagem de águas residuais, rede de abastecimento de água, infra-estruturas eléctricas e de telecomunicações, execução de passeios e repavimentação de todos os arruamentos.
No jardim da Várzea, prevê-se a manutenção da fonte central e acessibilidade total em todos os quadrantes.
O quadrante que confina com a rua Dr. Carlos Alberto Mota Pinto será dotado de um generoso passeio dotado de árvores e de um acesso por escadas.
Para o jardim está previsto um pavimento misto em calçada portuguesa e um pavimento ecológico drenante, bem como zonas ajardinadas. Estão previstos bancos com canteiros para flores e zonas arborizadas para os transeuntes que aí pretendam pausar.
A intervenção, que prevê a aplicação de materiais que remetam para as características originais dos arruamentos, contempla ainda as ruas Dr. Carlos Alberto Mota Pinto, 31 de Janeiro, Marechal António de Spínola, Alexandre Herculano, o Largo da Estação, Travessa 31 de Janeiro, rua Professor Alberto Martins de Oliveira e a rua e travessa Cancela do Cais.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM