22 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela define equipamentos alternativos de apoio às acções de combate à covid-19

8 de Abril 2020

Penela encontra-se a implementar um conjunto de medidas de salvaguarda de âmbito municipal, com particular enfoque na identificação e preparação de equipamentos alternativos que funcionarão como pólos de apoio aos profissionais de saúde do concelho, aos lares e estruturas residenciais para seniores e à população em geral, no âmbito da pandemia causada pela covid-19, anunciou hoje a autarquia.

De acordo com a edilidade, foram “sinalizados, identificados e apetrechados” diversos espaços.

O Pavilhão Multiusos como estrutura de apoio a serviços de triagem e encaminhamento de doentes, que funcionará como “um importante apoio à actividade dos profissionais de saúde do concelho, no combate ao surto pandémico que poderá assolar o concelho de Penela”.

Este espaço encontra-se dotado de condições de alojamento de casos suspeitos, estando devidamente definidos e sinalizados os circuitos, as áreas de concentração e as instalações sanitárias a utilizar. Está ainda garantido o fornecimento de água e produtos alimentares não perecíveis. Em caso de necessidade de servir refeições, o seu fornecimento será garantido pelo Município de Penela, através da cantina do Centro Escolar de Penela.

O pavilhão da Escola Básica Integrada Infante D. Pedro está dotado de condições de alojamento para o pessoal operacional e ainda para munícipes que possam não ter condições para permanecer na respectiva habitação, na eventualidade de algum familiar ser identificado, como caso confirmado por covid-19. Este espaço está preparado para alojar cerca de 10 pessoas, existindo, no entanto, a possibilidade de aumentar a sua capacidade.

Em caso de disrupção dos lares, IPSS e estruturas residenciais para seniores do concelho, “como resposta articulada de retaguarda identificou-se, a Pousada do Rabaçal, como equipamento de apoio para fazer face a eventuais necessidades de evacuação e realojamento deste tipo de população alvo, atendendo a que, está dotado das valências essenciais para esta tipologia de resposta”, refere uma nota da autarquia.

Lares e estruturas residenciais para seniores

No âmbito da protecção à população considerada mais vulnerável, em particular, os utentes dos lares e estruturas residenciais para seniores, “foram desenvolvidas as abordagens consideradas oportunas e adequadas a cada uma das situações, tendo como referenciais o Plano de Contingência da cada um dos equipamentos em causa, os recursos humanos e materiais existentes e os respectivos modelos de funcionamento adoptados ou a adoptar nos diversos cenários do surto pandémico, quer ao nível da evacuação quer ao nível da transferência e/ou confinamento das diversas tipologias de utentes e de quadros clínicos”, realça a mesma informação.

A elaboração da lista dos equipamentos alternativos de apoio foi coordenada pelo Serviço Municipal de Protecção Civil de Penela, em articulação com as outras forças operacionais que integram a Comissão Municipal de Protecção Civil, nomeadamente, os Bombeiros Voluntários de Penela e a Autoridade Local de Saúde, a Guarda Nacional Republicana e o Instituto da Segurança Social.

O Município sublinha que as acções em curso no âmbito do combate à pandemia são objecto de permanente monitorização, de modo a garantir a sua imediata actualização e alteração em função da evolução das circunstâncias epidemiológicas no concelho de Penela e em consonância com as orientações emanadas pelo Governo e pela Direcção-Geral da Saúde.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM