O município de Miranda do Corvo anunciou ontem um apoio superior a 5.000 euros a três instituições concelhias para aquisição de material de protecção individual em Estruturas Residenciais Para Idosos (ERPI) para fazer face à pandemia da covid-19.
Em comunicado, esta autarquia do distrito de Coimbra informa que foram atribuídos 5.400 euros a distribuir pela Fundação ADFP (3.150 euros), Casa de Repouso O Solar das Chãs (1.275 euros) e Lar Dr. Clemente de Carvalho (975 euros).
“A verba destina-se proporcionalmente em função do número de utentes e terá de ser usada na aquisição de material de protecção individual para, desta forma, minimizar o risco de disseminação da covid-19 nestas entidades”, adianta a nota.
De acordo com a autarquia, a distribuição do subsídio extraordinário resultou de informações obtidas junto das três entidades e que apontam para que nas ERPI e UCCI do concelho estejam 210 utentes na Fundação ADFP, 85 utentes na Casa de Repouso O Solar das Chãs e 68 utentes no Lar Dr. Clemente de Carvalho”.
Segundo o município, este apoio “será fundamental para as instituições cumprirem a Orientação (…) da Direcção-Geral da Saúde” para as Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) e Unidades de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Rede Nacional de Cuidados Continuados (RNCCI)”.
Nessa orientação, a Direcção-Geral da Saúde determina que sejam assegurados “os recursos necessários para proteger funcionários, colaboradores e utilizadores, nomeadamente disponibilizar equipamentos, suficientes e acessíveis em todos os locais da instituição, para reduzir a disseminação da infecção (equipamento para lavar as mãos ou produtos para higienização das mãos, toalhas de papel e receptáculos para a sua eliminação, máscaras cirúrgicas para colocação nos funcionários ou colaboradores ou utentes que iniciem sintomas respiratórios na instituição)”.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou mais de 905 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 46 mil.
Em Portugal, segundo o balanço feito na quarta-feira pela Direcção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes, mais 27 do que na véspera (+16,9%), e 8.251 casos de infecções confirmadas, o que representa um aumento de 808 em relação a terça-feira (+10,9%).
Dos infectados, 726 estão internados, 230 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM