10 de Setembro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Covid-19: Escola de Enfermagem de Coimbra cria vídeos para cuidadores voluntários

1 de Abril 2020

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) está a criar vídeos tutoriais para cuidadores e voluntários que prestam apoio ao domicílio a populações mais vulneráveis, face à pandemia da covid-19, como doentes crónicos e idosos.

Os vídeos, desenvolvidos em colaboração com a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), pretendem “auxiliar os cidadãos voluntários a protegerem-se”, quando ajudam pessoas que não podem sair de casa (para fazerem compras ou pagamento de contas de electricidade, água ou telefone, por exemplo), e a resguardarem quem ajudam, sublinha a ESEnfC, numa nota enviada hoje à agência Lusa.

“Sempre com o objectivo de prevenir e de conter a disseminação do vírus”, os vídeos apresentam instruções e explicações sobre lavagem e desinfecção das mãos (“como e em que situações obrigatoriamente”), etiqueta respiratória e colocação e remoção segura de equipamentos de protecção individual para o cuidador informal, exemplifica.

Os primeiros vídeos estão já disponíveis, designadamente na página web da CASES, no canal YouTube e no Facebook.

“Instituição pública que se dedica à educação integral de enfermeiros e ao ensino em saúde, à investigação e inovação, à prestação de serviços e à criação e difusão de cultura”, a ESEnfC é o “maior e mais antigo estabelecimento de ensino de enfermagem em Portugal”.

A CASES é uma “cooperativa de interesse público de responsabilidade limitada, cujo capital social é detido maioritariamente pelo Estado”, com o objectivo de promover o fortalecimento do sector da economia social, “aprofundando a cooperação entre o Estado e as organizações que o integram”.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou perto de 866 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 43 mil.

Dos casos de infecção, pelo menos 172.500 são considerados curados.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direcção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes e 8.251 casos de infecções confirmadas.

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00h00 de 19 de Março e até às 23h59 de 02 de Abril.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM