12 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Covid-19: Casos de infecção em Sicó mais do que duplicaram na última semana

4 de Abril 2020

Na última semana, os casos de infecção pelo novo coronavírus mais do que duplicaram no território de Sicó, ultrapassando já a centena, e o número é mais de 10 vezes superior ao de há 15 dias, por alturas do início do primeiro estado de emergência.

Os dados hoje divulgados apontam para 113 contaminações, quando há oito dias eram 53 e há duas semanas… 10.

A contribuir para este forte aumento estão as situações detectadas em dois lares de idosos nos concelhos de Alvaiázere e Pombal. Em Condeixa, os casos também não param de crescer.

De acordo com a informação do Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria, divulgada esta manhã, há registo de 47 casos em Pombal, 23 em Alvaiázere e quatro em Ansião.

O boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) ainda só contabiliza 22 casos em Alvaiázere e 35 em Pombal.

Recorde-se que no lar Solar Dona Maria, em Carvalhal, na freguesia de Maçãs de Dona Maria, concelho de Alvaiázere, 25 utentes e nove funcionários diagnosticaram positivo para covid-19, sendo os casos contabilizados na morada de cada doente.

Em Pombal, no lar da Associação Sócio-Cultural, Recreativa e Educativa da Cumieira e Circunvizinhas, duas dezenas de utentes e duas colaboradoras têm confirmada a infecção. Quatro utentes desta instituição já faleceram com covid-19, totalizando agora cinco vítimas mortais no concelho, a que se junta uma no município de Soure, que tem oito casos confirmados (mais um do que há uma semana). Há seis mortes pela doença nas Terras de Sicó.

No concelho de Condeixa, na última semana os casos mais do que duplicaram, com o boletim epidemiológico da DGS a registar hoje 29 infectados, quando há oito dias eram uma dúzia.

Em Penela, há duas situações de contaminação, que não constam do boletim diário, porque a DGS quando os casos confirmados são inferiores a três não os apresenta, “por motivos de confidencialidade”.

Este crescimento significativo no território de Sicó torna cada vez mais obrigatório seguir à risca as recomendações das autoridades de saúde, sobretudo no que ao confinamento e isolamento social diz respeito. O “fique em casa” nunca fez tanto sentido para travar este preocupante aumento.

Portugal regista hoje 266 mortes associadas à covid-19, mais 20 do que ontem, e 10.524 infectados (mais 638), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela DGS.

O relatório da situação epidemiológica, com dados actualizados até às 24h00 de ontem, indica que a região Norte é a que regista o maior número de mortes (141), seguida da região Centro (66), da região de Lisboa e Vale do Tejo (54) e do Algarve (5). Quanto à região do Alentejo, o relatório da DGS de ontem apresentava um óbito, mas o de hoje tem zero registos, sendo explicado no documento que a morte registada pela Administração Regional de Saúde do Alentejo “veio a confirmar-se covid-19 negativo”.

Relativamente a ontem, em que se registavam 246 mortes, hoje observou-se um aumento de 8,1% (mais 20). De acordo com os dados da DGS, há 10.524 casos confirmados, mais 638, um aumento de 6,5% face também a ontem.
Das 266 mortes registadas, 170 tinham mais de 80 anos, 60 tinham idades entre os 70 e os 79 anos, 24 entre os 60 e os 69 anos, oito entre os 50 e os 59 anos e quatro óbitos entre os 40 aos 49 anos.

Das 10.524 pessoas infectadas pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), a grande maioria (9.198) está a recuperar em casa, 1.075 (mais 17, +1,6%) estão internadas, 251 (mais seis, +2,4%) dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos.

A covid-19, causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, é uma infecção respiratória aguda que pode desencadear uma pneumonia.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM