9 de Dezembro de 2023 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Covid-19: Associação dos Agricultores de Coimbra denuncia falta de sementes

6 de Abril 2020

A ADACO – Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra denunciou hoje a falta de sementes na região devido à pandemia de covid-19, que pode comprometer as sementeiras desta época, e exortou o Governo a tomar medidas.

“A semente para a produção de milho está a faltar e se não forem tomadas medidas concretas a produção de milho nacional estará em risco”, revela a associação, em comunicado enviado à agência Lusa.

Por exemplo, “a semente Pioneer, que é uma das mais usadas, e que tem a produção de sementes para a Europa localizada na Itália, está a faltar no mercado português”.

Segundo a ADACO, a produção de arroz “também está em risco para os produtores que tem produção integrada, pois têm de ter por cada hectare 60% de semente certificada, que está a faltar”.

“Para os outros produtores de arroz, que em média guardam 70% de sementes da sua produção para a próxima cultura, mesmo assim também vão ter problemas com as suas sementeiras”, adverte.

A associação exorta o Governo e o Ministério da Agricultura a “tomar medidas urgentes e a diminuir as percentagens da obrigatoriedade do uso de sementes certificadas, para números adequados à semente certificada existente”.

A ADACO fala ainda na falta de matéria-prima na indústria para o fabrico de factores de produção, nomeadamente rações para animais que, a curto prazo, podem colocar problemas aos produtores de gado.

“A este ritmo vai acontecer que a breve prazo também não vai haver matéria-prima para o fabrico de herbicidas, pesticidas”, entre outros, salienta o comunicado.

Para a associação, o Governo e o Ministério da Agricultura “têm de intervir e tomar medidas, não podem limitar-se a antecipar os pagamentos das ajudas pelas perdas do rendimento, e pensar que se resolve tudo com essa antecipação”.

“É importante, mas manifestamente insuficiente”, sublinha.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM