Com Soure “em casa”, a cumprir as recomendações de isolamento social que visam travar a propagação do coronavírus, e com as dificuldades que se anunciam na vertente económica, a Câmara Municipal aprovou, hoje, em reunião extraordinária, um conjunto de medidas de apoio às famílias, IPSS e bombeiros.
O tarifário da água, saneamento e resíduos vai ser reduzido a metade nos meses de Março e Abril. “O Município de Soure assume para já estes dois meses, apoiando todas as famílias no acréscimo de consumo de água a que estão sujeitas neste período”, refere ao TERRAS DE SICÓ o autarca Mário Jorge Nunes, sublinhando que no caso das IPSS e dos Bombeiros é dada a isenção do pagamento de água respeitante aos meses de Fevereiro, Março e Abril.
A autarquia decidiu ainda pela criação de um serviço de apoio às IPSS na entrega das refeições aos utentes no âmbito do apoio domiciliário, bem como a outros munícipes sinalizados pelo Gabinete de Acção Social. Também a população idosa terá um serviço de apoio, em parceria com as juntas de freguesia, visando a entrega de produtos essenciais, nomeadamente alimentos e medicação, a pessoas de risco, reduzindo, assim, a possibilidade de contágio.
Nas medidas de carácter social aprovadas, o Município anuncia igualmente o apoio à aquisição de produtos de higienização às IPSS do concelho, tendo sido determinado atribuir uma verba de 1.000 euros, mais IVA, para aquisição deste tipo de produtos (luvas, máscaras, gel, sabão, entre outros produtos similares).
A Câmara decidiu também prolongar os prazos de pagamento de todos os serviços municipais até ao dia 31 de Maio, sem qualquer tipo de penalização, assim como prorrogar para a mesma data, sem qualquer penalização, o prazo de pagamento dos Serviços de Apoio à Família, que são alvo de comparticipações familiares, respeitantes a períodos anteriores à suspensão das actividades lectivas e não lectivas.
“Decidimos um reforço orçamental que privilegia as áreas de acção social, saúde, protecção civil, água, higiene pública e recolha de resíduos. Todo o esforço municipal será agora centrado nessas áreas”, adianta Mário Jorge Nunes.
Além da suspensão da contagem de todos os prazos processuais a correr no Município e de accionar o Banco de Voluntariado do Concelho de Soure, o executivo decidiu também cancelar todos os eventos municipais, ou com o seu apoio, previstos até 30 de Junho.
Equipamentos como a Biblioteca Municipal, Posto de Turismo, Museu Municipal e Centro Interpretativo, bem como os pavilhões desportivos municipais permanecem encerrados temporariamente e autarquia também suspendeu o apoio presencial nos seus serviços, aconselhando a utilização do contacto telefónico ou correio electrónico.
Soure registou ontem o primeiro caso de um infectado com Covid-19.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM