12 de Outubro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Prémio Literário António Serrano procura novos autores

12 de Março 2020

A Junta de Freguesia de Pombal está à procura de novos autores em mais uma edição do Prémio Literário António Gaspar Serrano. A iniciativa, que visa distinguir obras inéditas, está aberta a todos quantos queiram participar e os interessados podem enviar os seus trabalhos até 2 de Abril. Os vencedores são conhecidos numa gala agendada para 1 de Maio.

O Prémio Literário António Gaspar Serrano é “é uma referência na região e no país”, realçou o presidente da Junta, Pedro Pimpão, salientando que o concurso “não se circunscreve à nossa freguesia”, uma vez que pretende chegar ao “máximo de pessoas possível”.

Afinal, “António Serrano era uma personalidade cuja influência, em termos sociais e culturais, ia muito além do território da nossa freguesia”. Por isso, “esta é também uma forma de o homenagear dando a conhecer a todos os interessados o seu percurso de vida” e, ao mesmo tempo, “proporcionar o aparecimento de novos talentos da literatura”.

O Prémio Literário pretende distinguir uma obra inédita de poesia, conto e crónica/ ensaio, explicou o Pedro Pimpão, salientando que será atribuído um prémio monetário de 750 euros ao vencedor de cada modalidade (poesia, conto e revelação). Cada candidato só pode concorrer a uma das modalidades com um único trabalho de língua portuguesa, sendo que a obra de tema livre terá de ser uma versão inédita, com cinco a 10 páginas.

Neste momento está a decorrer a fase de candidaturas, referiu o tesoureiro da Junta de Freguesia, Nelson Pedrosa, adiantando que o prazo de entrega dos trabalhos a concurso decorre até 2 de Abril e os vencedores serão conhecidos na Gala Prémio Literário António Serrano, que acontece a 1 de Maio, no Teatro-Cine da cidade, com a colaboração do Teatro Amador de Pombal e a participação de artistas locais.

Após serem conhecidos os vencedores desta edição, a Junta de Freguesia de Pombal vai “começar a trabalhar na compilação dos trabalhos premiados em todas as edições, com vista a lançar um livro no próximo ano”, revelou Nelson Pedrosa, enaltecendo que “este é um evento que muito nos diz, não só pelo seu impacto, mas também pelo cariz literário de António Gaspar Serrano”, que considera “uma pessoa que não pode cair no esquecimento, porque os seus escritos são muito importantes para perpetuar a nossa história e a nossa memória”.

CARINA GONÇALVES


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM