12 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Lar da Cumieira retira idosos para outro espaço e apela ao voluntariado

28 de Março 2020

O lar da Cumieira e Circunvizinhas, em Pombal, vai retirar os utentes para outro espaço e apelou ontem ao voluntariado e à entrega de material de protecção individual, disse à agência Lusa o presidente da direcção daquela instituição particular de solidariedade social.

Das três mortes registadas no concelho de Pombal, distrito de Leiria, duas foram de utentes do lar da Associação Sócio-Cultural, Recreativa e Educativa da Cumieira e Circunvizinhas, de 83 e 76 anos.

“Estamos a articular com várias instituições a retirada dos utentes. À partida, irão, na segunda-feira, para uma casa da Cruz Vermelha, na Praia do Pedrógão”, no concelho de Leiria, revelou o presidente daquela IPSS, Joaquim Silva.

O responsável apelou ainda ao voluntariado, tendo em conta a falta de funcionários, que se encontram em quarentena.

“Temos falta de pessoas para trabalhar. Já tentámos encontrar voluntários, mas é difícil, porque ninguém quer vir trabalhar para um local onde há infectados [pela covid-19]”, lamentou.

O presidente da direcção deixou outro alerta: “Necessitamos de material de proteção individual, quer de fatos, quer de máscaras e luvas”.

Dos quase 30 utentes da instituição, cinco estão infetados, disse ainda Joaquim Silva.

Segundo os últimos dados sobre a situação epidemiológica enviados pela autoridade de saúde pública do concelho de Pombal, às 10:00 de hoje, estavam confirmados 25 infetados pelo novo coronavírus, dos quais resultaram três óbitos.

Há ainda 10 casos em vigilância activa e 180 em vigilância passiva, refere o documento.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou cerca de 540 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 25 mil.

Em Portugal, registaram-se 76 mortes, mais 16 do que na véspera (+26,7%), e 4.268 infecções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direcção-Geral da Saúde, que identificou 724 novos casos em relação a quinta-feira (+20,4%).

Dos infectados, 354 estão internados, 71 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 2 de Março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de Março e até às 23:59 de 2 de Abril.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM