22 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal investe mais de meio milhão de euros na recolha selectiva de biorresíduos

2 de Março 2020

O Município de Pombal prevê investir mais de meio milhão de euros na recolha selectiva de biorresíduos, tendo apresentado uma candidatura a fundos comunitários, anunciou hoje a autarquia.

Segundo uma nota de imprensa, a autarquia apresentou uma candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos para implementação da recolha selectiva de biorresíduos no concelho de Pombal.

A operação representa um investimento municipal de 700.878,60 euros, dos quais são elegíveis para efeitos de candidatura (e financiados até ao máximo de 85%) 331.878,60 euros, revela a autarquia.

O projecto prevê a recolha selectiva de biorresíduos em Pombal, a partir da disponibilização de 410 contentores com capacidade de 800 litros cada, em locais estratégicos (junto de todos os locais de recolha selectiva existentes no concelho e junto dos principais produtores de biorresíduos), abrangendo a totalidade das freguesias do concelho e os principais produtores de biorresíduos.

A recolha dos biorresíduos será assegurada por duas viaturas dedicadas exclusivamente a este projeto, complementadas pelo apoio de uma outra viatura de lavagem de contentores, de modo a garantir a salubridade e higiene de acesso a estes contentores.

Faz ainda parte deste projecto o investimento a realizar na execução de campanhas de comunicação, sensibilização e educação ambiental no âmbito da prevenção e reciclagem de resíduos, com especial enfoque na valorização dos biorresíduos, dirigidas a diversos públicos-alvo.

Segundo o Município, este projecto visa dotar o concelho com um sistema de recolha selectiva de biorresíduos, aumentar a reciclagem e a valorização de biorresíduos, através da recolha selectiva, desviar a deposição de biorresíduos em aterro e contribuir para o cumprimento das metas previstas no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2020 e no Plano de Acção do Plano Estratégico de Resíduos de Sólidos Urbanos 2020 da Valorlis.

Faz também parte dos objectivos “reduzir a deposição de resíduos em aterro, promover campanhas de comunicação, sensibilização e educação ambiental no âmbito da prevenção e reciclagem de resíduos, com enfoque para a valorização de biorresíduos e contribuir para o cumprimento dos objectivos da neutralidade carbónica em 2030, de zero toneladas de biorresíduos depositadas directamente em aterro”.

Quando o projecto estiver implementado, o Município afiança que o concelho de Pombal “ficará dotado de equipamento de e para recolha selectiva de biorresíduos, dimensionado para uma capacidade adicional de 5.720 toneladas/ano de reciclagem de resíduos, contribuindo para a redução da poluição e para a redução de deposição de biorresíduos em aterro”.

“Entende-se por biorresíduos os resíduos biodegradáveis de espaços verdes (jardins, parques e campos desportivos) bem como os resíduos biodegradáveis alimentares e de cozinha das habitações, das unidades de fornecimento de refeições e de retalho e os resíduos similares das unidades de transformação de alimentos”, esclarece ainda a nota.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM