A Câmara de Pombal deliberou, na reunião do passado dia 27 de Fevereiro, dar parecer favorável à localização de um novo parque eólico, a instalar nas freguesias de Vila Cã, Abiul e União das Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze.
O parque, com uma potência total de 28MW, contempla a instalação de sete aerogeradores e uma subestação, num investimento previsto de cerca de 165 milhões de euros.
“A instalação deste parque eólico, a concretizar-se, contribuirá para a concretização das metas traçadas no Plano Nacional de Energia e Clima 2030 e no Plano de Acção para a Sustentabilidade Energética e Climática do Município de Pombal, promovendo a produção de energia eléctrica a partir de uma fonte renovável”, refere a autarquia, salientando que este projecto permite ainda a criação de faixas de gestão de combustível, importantes para a prevenção de incêndios.
De referir que, no último ano, a Câmara Municipal já tinha emitido parecer favorável a um pedido de informação prévia para instalação de um parque fotovoltaico nos Alhais, com uma potência de 21,22MWp e com investimento previsto de 15 milhões de euros. Além disso, tinha reconhecido o interesse público de um outro junto ao Parque Industrial Manuel da Mota, com uma potência de 23,496MWp e com um investimento previsto de 14 milhões de euros.
“Estes investimentos têm um efeito positivo na sustentabilidade energética e ambiental, mas também na criação de emprego no concelho”, conclui a edilidade.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM