O presidente da Câmara Municipal, Diogo Mateus activou ontem, às 12h00, o Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil de Pombal (PMEPC), com vista a “reforçar a resposta à pandemia no concelho”.
“A activação do PMEPC visa garantir que as entidades e instituições que integram a Comissão Municipal de Protecção Civil accionam, a nível municipal, no âmbito da sua estrutura orgânica e das suas atribuições, os meios necessários ao desenvolvimento das acções de protecção civil, reforçando a resposta à pandemia no concelho”, explica a autarquia. Por outro lado, “permite também o accionamento dos meios, públicos e privados, necessários para responder às necessidades”.
O Município apela à população que cumpra escrupulosamente com o definido no Estado de Emergência e cumpra com as medidas de autoprotecção difundidas pela DGS e que acompanhe os avisos à população nos órgãos de comunicação locais e no site do Município.
Considerando a situação de emergência e os seus impactos sanitários, sociais, económicos e operacionais, e não obstante a articulação permanente que tem existido com todos os membros do executivo municipal, o presidente da autarquia convocou reunião extraordinária da Câmara Municipal, a realizar hoje, pelas 17h00.
No briefing diário de acompanhamento da evolução local, regional e nacional da pandemia COVID-19 ficou também definido o ajustamento dos horários da rede de transportes urbanos de passageiros (PomBus), sendo os autocarros desinfectados a cada 20 minutos.
Recorde-se que foram ontem encerrados todos os serviços presenciais de atendimento ao público do Município e que os cemitérios de gestão municipal estão encerrados, excepto para a realização de cerimónias fúnebres.
“O Mercado Municipal, como posto de abastecimento público essencial de bens alimentares, mantém o seu funcionamento, encerrando às 14h00”, informa a edilidade, que, nos briefings diários, a acompanha a evolução da situação dos postos de abastecimento essenciais em todo o concelho. Neste âmbito, o Município apela aos “postos de abastecimento públicos de todo o concelho que mantenham o seu funcionamento e o apoio à população”.
Além disso, a autarquia apela a todos os pombalenses que se mantenham em casa e evitem contactos sociais desnecessários. O Município alerta ainda para a existência de burlas levadas a cabo por pessoas que se apresentam alegando estar a realizar testes domiciliários ao vírus, pelo que os pombalenses não devem abrir a porta.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM