14 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Parque de campismo evacuado na Figueira da Foz por suspeita de engenho explosivo

15 de Março 2020

Parte do parque de campismo localizado na praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, foi hoje evacuada devido à suspeita de ali existir um engenho explosivo, disse à agência Lusa fonte da autoridade marítima.

O suposto engenho explosivo, aparentemente uma granada de morteiro, foi hoje encontrado junto à praia daquele município do litoral do distrito de Coimbra e levado para o interior do parque de campismo – que é ocupado maioritariamente por caravanas – por um utente do espaço.

“Está num vaso ao lado de uma caravana. É um engenho que aparenta ser explosivo, aparenta ser uma granada de morteiro, mas ainda não há confirmação”, afirmou o comandante do Porto da Figueira da Foz, João Lourenço.

Na sequência do alerta dado às autoridades cerca das 12:30, foram destacados meios da Polícia Marítima para o local, tendo sido ativada uma equipa de mergulhadores-sapadores da Marinha Portuguesa para confirmarem as características e avaliarem a perigosidade do achado, e eventualmente removerem o objecto em causa, adiantou o comandante do Porto.

Foi também criado um perímetro de segurança de 100 metros em redor da caravana em causa, com evacuação dessa zona do parque de campismo, disse João Lourenço.

Além da Polícia Marítima, estão no local meios da Unidade de Controlo Costeiro da GNR, em apoio às medidas de restrição de acesso e afastamento dos campistas.

O comandante do Porto da Figueira da Foz avisou ainda que, perante eventuais artefactos explosivos, a regra é as pessoas “não tocarem, não mexerem e avisarem as autoridades”.

“Esta pessoa [que encontrou e levou o objecto para o interior do parque de campismo] pôs-se em risco a ela própria e todas as outras em redor. Um objecto desta natureza, mesmo velho, nunca se sabe se pode rebentar ou não”, alertou João Lourenço.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM