O município de Ourém decretou a suspensão imediata de todos os eventos municipais agendados até ao final do mês de Março e a Assembleia Municipal também anunciou a suspensão da reunião agendada para sexta-feira.
Todos os eventos municipais agendados até dia 31 de Março foram suspensos, respondendo às orientações emanadas pela Direcção-Geral de Saúde (DGS), no âmbito da prevenção da propagação do Covid-19, anunciou a Câmara de Ourém.
O despacho assinado pelo presidente da Câmara Municipal, liderada por Luís Albuquerque, revela quais os eventos em causa e afirma que “as medidas tomadas serão reavaliadas continuamente, de acordo com o evoluir da situação e com as orientações emanadas pela DGS”.
Assim, refere a nota, todas as actividades previstas na Agenda Cultural para o mês de Março de 2020 e a 1.ª Conferência de Comunicação Autárquica do Distrito de Santarém vão ser canceladas, assim como o Concerto de Música Sacra, organizado pelo Orfeão de Leiria e pela Ourearte, um espectáculo integrado no 38.º Festival de Música Sacra de Leiria e agendado para o dia 4 de Abril, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora das Misericórdias, na Vila Medieval de Ourém.
O Município de Ourém também não emitirá qualquer licença para iniciativas e eventos culturais, desportivos e recreativos para este mesmo período.
O autarca sublinha que “esta suspensão não deve ser encarada com alarmismo, mas sim com a prudência e a responsabilidade que a todos se exige neste momento”.
Também o presidente da Assembleia Municipal, João Moura, anunciou a suspensão da reunião extraordinária, que estava agendada para sexta-feira.
São também canceladas todas as reuniões de grupo da Assembleia Municipal de Ourém, nomeadamente reuniões presenciais, representação/participação em eventos, jantares e inaugurações.
A Caminhada Pela Paz 2020, prevista para 22 de Março, foi reagendada para 02 de Agosto, por iniciativa da organização do evento, numa decisão justificada pelo rigoroso cumprimento das recomendações emanadas pela Direcção-Geral de Saúde, anunciou ainda a Autarquia.
O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detectado em Dezembro de 2019, na China, e já provocou mais de 4.600 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.
O número de infectados ultrapassou as 125 mil pessoas, com casos registados em cerca de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 78 casos confirmados.
Face ao avanço da pandemia, vários países têm adoptado medidas excepcionais, incluindo o regime de quarentena inicialmente decretado pela China na zona do surto.
A Itália é o caso mais grave depois da China, com mais de 12.000 infectados e pelo menos 827 mortos, o que levou o Governo a decretar a quarentena em todo o país.
Em Portugal, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) actualizou hoje o número de infectados, que registou o maior aumento num dia (19), ao passar de 59 para 78, dos quais 69 estão internados.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM