O centro municipal de exposições Expocentro, em Pombal, vai acolher um centro de rastreio para a despistagem da Covid-19, anunciou hoje o presidente da Câmara Municipal de Pombal, em conferência de imprensa.
Diogo Mateus explicou que a medida foi tomada, ontem à tarde, no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria e visa a população do norte do distrito, nomeadamente os concelhos de Alvaiázere, Ansião, Pombal, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pêra e Pedrogão Grande, que usará o “canal do IC8” para a deslocação até aquele centro instalado no Parque Industrial Manuel da Mota.
À semelhança do que já acontece noutros locais do país, o centro de testes vai atender as pessoas consideradas suspeitas de infecção pelo novo coronavírus, a quem as autoridades de saúde recomendem a realização de testes, mas que não necessitem de cuidados hospitalares.
A colheita de amostras será feita em modelo ‘drive thru’, ou seja, os cidadãos não necessitam de sair do automóvel para efectuar a análise, sendo o atendimento efectuado através da janela da viatura.
Os testes realizados garantem todas as condições de segurança, pretendendo o centro reduzir o risco de infecção evitando que os casos suspeitos menos graves tenham de se deslocar aos hospitais.
“A capacidade de resposta será a suficiente para o nível de procura”, assegurou o autarca, convicto que “no mais rápido tempo possível” a Administração Regional de Saúde do Centro avançará com o processo de colheita, disseminando as recomendações da Organização Mundial de Saúde que apontam para o “testar, testar, testar”. Em Leiria funcionará um outro centro destinado aos casos suspeitos das populações a sul do distrito.
Diogo Mateus informou ainda na conferência de imprensa, realizada por vídeo-chamada, que o Pavilhão das Actividades Económicas foi adaptado e equipado para atender em exclusivo os casos de Covid-19, deixando o Centro de Saúde de Pombal disponível para o tratamento de outras patologias.
“É uma solução que vai desanuviar o Centro de Saúde e reduzir os riscos de contaminação”, sustenta o presidente da Câmara.
O espaço, que em breve entrará em funcionamento, terá oito gabinetes e várias salas de apoio, estando preparado para que “médicos, enfermeiros e assistentes técnicos possam trabalhar em segurança”.
O autarca assegurou também que não se confirma a informação que circula nas redes sociais de um caso de contaminação pelo novo coronavírus numa superfície comercial da cidade.
Diogo Mateus revelou ainda que subiu para sete o número de infectados no concelho, quando ontem o boletim da Direcção-Geral da Saúde registava três situações. Os casos registam-se nas freguesias do Carriço, Ilha/Mata Mourisca e Pombal.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM