24 de Abril de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Covid-19: Aeródromo de Coimbra apenas operacional para voos de emergência

17 de Março 2020

O aeródromo municipal Bissaya Barreto, em Cernache, no concelho de Coimbra, foi encerrado por causa do Covid-19, embora continue a assegurar operações para voos excepcionais, designadamente de emergência, anunciou ontem a Câmara de Coimbra.

A Câmara “informa que o Aeródromo Municipal Bissaya Barreto está encerrado de forma preventiva como medida para minimizar os efeitos da propagação do Covid-19”, depois de emitido “aviso à navegação” pelo seu director, no dia 15 de Março, afirma a autarquia, numa nota enviada hoje à agência Lusa.

Mas, sublinha a mesma nota, estão “garantidas” as operações para “voos humanitários, de Estado, protecção civil, emergência médica e SAR (busca e salvamento)”.

A medida manter-se-á até 31 de Março, indica ainda a Câmara de Coimbra, que, pelo mesmo motivo, adoptou, na semana anterior, medidas como o encerramento da generalidade dos equipamentos municipais, a suspensão de eventos de cariz cultural e desportivo e de feiras, entre outras.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infectou cerca de 170 mil pessoas, das quais 6.500 morreram.

Das pessoas infectadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.

O surto começou na China, em Dezembro, e espalhou-se por mais de 140 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Depois da China, que regista a maioria dos casos, a Europa tornou-se o epicentro da pandemia, com mais de 55 mil infectados e pelo menos 2.335 mortos.

A Itália com 1.809 mortos (em 24.747 casos), a Espanha com 297 mortos (8.794 casos) e a França com 127 mortos (5.423 casos) são os países mais afectados na Europa.

Face ao avanço da pandemia, vários países adoptaram medidas excepcionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Portugal registou hoje a primeira morte, anunciou a ministra da Saúde, Marta Temido.

Trata-se de um homem de 80 anos, com “várias patologias associadas” que estava internado há vários dias no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, disse a ministra, que transmitiu as condolências à família e amigos.

Há 331 pessoas infectadas até hoje, segundo o boletim diário da Direcção-Geral da Saúde (DGS).

Dos casos confirmados, 192 estão a recuperar em casa e 139 estão internados, 18 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

O boletim da DGS assinala 2.908 casos suspeitos até hoje, dos quais 374 aguardavam resultado laboratorial.

Das pessoas infectadas em Portugal, três recuperaram.

De acordo com o boletim, há 4.592 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.

Actualmente, há 18 cadeias de transmissão activas em Portugal, mais quatro do que no domingo.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM