O aeródromo municipal Bissaya Barreto, em Cernache, no concelho de Coimbra, foi encerrado por causa do Covid-19, embora continue a assegurar operações para voos excepcionais, designadamente de emergência, anunciou ontem a Câmara de Coimbra.
A Câmara “informa que o Aeródromo Municipal Bissaya Barreto está encerrado de forma preventiva como medida para minimizar os efeitos da propagação do Covid-19”, depois de emitido “aviso à navegação” pelo seu director, no dia 15 de Março, afirma a autarquia, numa nota enviada hoje à agência Lusa.
Mas, sublinha a mesma nota, estão “garantidas” as operações para “voos humanitários, de Estado, protecção civil, emergência médica e SAR (busca e salvamento)”.
A medida manter-se-á até 31 de Março, indica ainda a Câmara de Coimbra, que, pelo mesmo motivo, adoptou, na semana anterior, medidas como o encerramento da generalidade dos equipamentos municipais, a suspensão de eventos de cariz cultural e desportivo e de feiras, entre outras.
O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infectou cerca de 170 mil pessoas, das quais 6.500 morreram.
Das pessoas infectadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.
O surto começou na China, em Dezembro, e espalhou-se por mais de 140 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Depois da China, que regista a maioria dos casos, a Europa tornou-se o epicentro da pandemia, com mais de 55 mil infectados e pelo menos 2.335 mortos.
A Itália com 1.809 mortos (em 24.747 casos), a Espanha com 297 mortos (8.794 casos) e a França com 127 mortos (5.423 casos) são os países mais afectados na Europa.
Face ao avanço da pandemia, vários países adoptaram medidas excepcionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.
Portugal registou hoje a primeira morte, anunciou a ministra da Saúde, Marta Temido.
Trata-se de um homem de 80 anos, com “várias patologias associadas” que estava internado há vários dias no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, disse a ministra, que transmitiu as condolências à família e amigos.
Há 331 pessoas infectadas até hoje, segundo o boletim diário da Direcção-Geral da Saúde (DGS).
Dos casos confirmados, 192 estão a recuperar em casa e 139 estão internados, 18 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).
O boletim da DGS assinala 2.908 casos suspeitos até hoje, dos quais 374 aguardavam resultado laboratorial.
Das pessoas infectadas em Portugal, três recuperaram.
De acordo com o boletim, há 4.592 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.
Actualmente, há 18 cadeias de transmissão activas em Portugal, mais quatro do que no domingo.
LUSA
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM