Vanessa Martins, com o poema intitulado “Saudação ao Engenheiro”, venceu a 9.ª edição do concurso “Poesia na Biblioteca”, dinamizado pela Câmara Municipal de Condeixa e cujos resultados foram revelados ontem, Dia Mundial da Poesia.
Luís Aguiar, autor de “Lamento de Carlos Paredes”, e Graça Alves, com “De que nos servem as palavras dos poetas”, ocuparam as posições seguintes, informou a autarquia.
Quanto aos prémios do concurso “Poesia na Escola”, dinamizado pelo Agrupamento de Escolas de Condeixa, a lista dos vencedores, dividida por escalões, é ampla. No 1.º ciclo, ao poema “A Viagem” foi atribuído o 1.º lugar, destacando o trabalho criativo de Pedro Pires; o poema “O Amor”, da autoria de João Marques, mereceu o 2.º prémio e “Planeta Terra”, de Oleksandr Pasichnichenko foi atribuído o 3.º prémio. Foram ainda atribuídas duas menções honrosas aos poemas “A Amizade”, de Hugo Silva, e “Que linda borboleta”, de Maria Leonor Vaz.
No 2.º e 3.º ciclos, e considerando a escassa participação, foram atribuídas apenas duas menções honrosas aos poemas “Quando chegares, Primavera!…” e “O mundo muda” (revistos), como prémio pelo empenho dos alunos participantes.
Para terminar, no nível ensino secundário, foi atribuído o 1.º lugar ao poema de Inês Ferreira “Sociedade”, o 2.º lugar à poesia de Tatiana Escaroupa “Tu” e o 3.º lugar ao trabalho criativo de João Tomás Peres “Ignotum per ignotius”.
A entrega dos prémios aos vencedores estava prevista para ontem, de forma a coincidir com o Dia Mundial da Poesia, mas a situação criada pela pandemia de Covid-19 levou a autarquia a cancelar e a adiar a sessão.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM