O Município de Ansião vai investir quase cinco milhões de euros na ampliação da rede de saneamento das freguesias de Alvorge e Santiago da Guarda, informou hoje a autarquia, salientando que já foi aprovada a candidatura apresentada ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
Segundo uma nota de imprensa, este projecto visa o “fecho dos sistemas de saneamento de águas residuais das freguesias de Alvorge e de Santiago da Guarda e a sua ligação à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Santiago da Guarda”, contribuindo para “a optimização e a gestão eficiente dos recursos e infra-estruturas”. Além disso, vem garantir a “qualidade do serviço prestado às populações e a sustentabilidade dos sistemas, no âmbito do ciclo urbano da água, na vertente Saneamento de Águas Residuais (SAR)”.
Por outro lado, esta obra permite ainda “optimizar a capacidade instalada e a adesão ao serviço”, por meio da execução de ligações entre os sistemas de alta e os sistemas em baixa e da extensão do serviço a populações ainda não servidas na área de influência do subsistema. “Melhorar significativamente a gestão ecológica do ciclo da água nas freguesias em causa”, assegurando a protecção do ambiente em geral e a saúde pública em particular, bem como proporcionar um “significativo aumento da acessibilidade física ao serviço de tratamento de águas residuais” são outros objectivos deste projecto, que prevê a “execução de 1.129 ramais de ligação domiciliária gratuita para os utentes”, aumentando a taxa de cobertura pelo subsistema da ETAR de Santiago da Guarda de 9,63% para 84,65%.
A implementação desta operação traduzir-se-á na construção de 35.604,35 ml de rede gravítica de águas residuais e de 3.450 ml de rede elevatória, que complementará a função das seis estações elevatórias a construir (Alvorge 1, Alvorge 2, Urjariça, Poço dos Cães 1, Poço dos Cães 2 e Lagoa Parada).
De referir que estas obras representam um investimento total de 4.987.601 euros, que será repartido pelas freguesias de Santiago da Guarda (3.772.019 euros) e Alvorge (1.215.582 euros). A empreitada será realizado pela APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior, através de comparticipação financeira comunitária, refere a autarquia, recordando que esta é constituída pelos municípios de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela, Penacova e Vila Nova de Poiares.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM